Quer aprender a vender online? Facebook oferece três cursos grátis

A rede social fez parcerias com a Afrohub, Cufa e Migraflix para oferecer cursos gratuitos para pelo menos 170.000 pessoas de todo o Brasil

O Facebook anunciou nesta semana três novos cursos de capacitação para empreendedores brasileiros. A rede social, que há cinco anos oferece programas no Brasil, fez parcerias com entidades locais para apoiar grupos historicamente excluídos do ambiente de empreendedorismo e inovação

O Afrohub, que reúne as iniciativas da Preta Hub, Afrobusiness e Diaspora.Black, a Central Única das Favelas (Cufa) e a Migraflix são os parceiros do Facebook na iniciativa. Ao todo, o projeto quer capacitar 170.000 afroempreendedores, moradores de favelas, refugiados e imigrantes que vivem no Brasil. 

Os três cursos são gratuitos e serão disponibilizados online. O objetivo é fornecer conteúdo e mentorias para que os empreendedores aprendam a digitalizar seus negócios. “Estamos vivendo um momento em que ser digital é essencial para a sobrevivência das empresas, especialmente as pequenas e médias”, diz Debora Nitta, diretora global de customer marketing do Facebook para a América Latina.

Os cursos foram desenvolvidos por especialistas como Adriana Barbosa, presidente da Pretahub e idealizadora da Feira Preta; Fernanda Ribeiro, fundadora do Afrobusiness; Antonio Pita, sócio fundador da Diaspora.Black; Celso Athayde, fundador da Cufa;  e Jonathan Berezovsky, fundador e diretor da Migraflix.

Veja abaixo a proposta de cada curso:

  • Afrohub

O Afrohub, há três anos, trabalha para estimular o ecossistema de afroempreendedorismo brasileiro. A entidade faz pesquisas, incentiva negócios e ajuda empreendedores a usar mais tecnologia. As duas edições anteriores do programa foram feitas de forma presencial. Em 2020, o evento migrará para o meio digital.

A partir desta semana, empreendedores podem se inscrever para uma jornada de capacitação que vai abordar temas como gestão, finanças, vendas e comunicação. Na plataforma própria da Afrohub, serão disponibilizadas 20 horas de conteúdo gratuito. Nas redes sociais da entidade, serão distribuídos vídeos curtos com algumas dicas para o público. “Tudo foi minuciosamente pensado para atender às necessidades do afroempreendedor”, diz Fernanda Leôncio, fundadora do Afrobusiness. 

Inscrições: pelo site

  • Cufa

A Central Única das Favelas (Cufa) é parceira do Facebook desde 2015. Nesta edição, a primeira online, a entidade vai enviar todos os conteúdos de capacitação via WhatsApp. O curso tem como objetivo ajudar os empreendedores moradores de favelas a usar as redes sociais para vender mais. 

Além do material disponibilizado pelo WhatsApp, os inscritos poderão acessar lives exclusivas em que serão apresentadas histórias de sucesso e dicas de finanças. Para participar, é preciso se inscrever até o dia 26 de outubro. Serão aceitas até 20.000 pessoas. 

Inscrições: enviando mensagem via WhatsApp para (11) 9-5775-0125 ou pelo site

  • Migraflix 

Já a parceria com a Migraflix é para ajudar imigrantes e refugiados a se recolocarem no mercado. A plataforma, lançada nesta terça-feira, 29, tem como objetivo ensinar os participantes a gerir seus próprios negócios. Os conteúdos abrangem temas como modelos de negócios, educação financeira, gestão, marketing, e estratégias para impulsionar vendas nas redes sociais. A expectativa é atender até 50.000 pessoas.

Inscrições: pelo site

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.