Quais são as principais funções de um franqueado?
Como dono da operação, a participação do franqueado é essencial para o sucesso de negócio
Da Redação
Publicado em 7 de março de 2011 às 09h36.
Quais são as principais funções de um franqueado?
Respondido por Claudia Bittencourt, especialista em franquias
São Paulo – Muita gente ainda acredita que ser dono do próprio negócio, seja franquia ou não, significa levar uma vida fácil, ser patrão e delegar quase tudo aos funcionários. Esse ainda é um dos maiores mitos do empreendedorismo.
Ao ingressar no sistema de franquias, o franqueado deve estar consciente dos papéis que terá que assumir no negócio, para que não sofra eventuais frustrações. Para começar, ele deve ser o diretor de marketing. Isso inclui cuidar de imagem da unidade, atrair e fidelizar o cliente, oferecer diferenciais, controlar o pós-venda, monitorar o mercado e a concorrência e ainda prestar contas à franqueadora.
Acumulando funções, ele deve ser também o diretor administrativo e cumprir as metas da rede. Além disso, ele deve cobrar os resultados da equipe, acompanhar e controlar os custos e despesas, administrando bem o fluxo de caixa, ter indicadores de performance e monitorar o preço, a margem e o ponto de equilíbrio.
Para completar, o franqueado é também o diretor de recursos humanos. Ele é responsável pelos programas de capacitação da equipe (e o seu próprio) , a formação de times e do ambiente de trabalho e, por fim, a comunicação, compartilhando resultados, metas e desafios.
O envolvimento do empresário em todos essas áreas é fundamental para que o negócio dê certo. Muitas redes proíbem, inclusive, que o franqueado seja apenas um investidor. Como dizem, ficar no balcão faz muita diferença.