PME

Você tem mais [1] matéria exclusiva para assinantes Exame este mês. Acesse sua conta gratuita para continuar lendo.

Quais os deveres do franqueado em uma franquia?

Quem opera uma franquia deve agir como um empresário, diz especialista

3. Cartela de responsabilidades (Getty Images/EXAME.com)

3. Cartela de responsabilidades (Getty Images/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2011 às 14h18.

Quais as principais responsabilidades do franqueado em uma franquia?
Respondido por Claudia Bittencourt, especialista em franquias

São Paulo - O franqueado é um empresário e deve atuar como tal. O bom empresário cuida do seu negócio, da gestão dos recursos humanos, dos recursos financeiros e das vendas. O sucesso do negócio vai depender do quanto ele é eficiente e o quanto ele se empenha para obter excelência na operação e no atendimento ao seu cliente. Na franquia não é diferente, o franqueado é responsável pela gestão e pelos resultados da franquia sob seu comando.

O franqueado, no entanto, tem a grande vantagem de contar com o apoio da franqueadora e orientações quanto a gestão do negócio enquanto durar a relação contratual entre os dois. Ele entra no negócio com vantagens, não precisa passar pela experiência que o franqueador passou, queima etapas, com muito mais chances de obter resultados em função do conceito da marca, do ganho de escala, do marketing e sistema de gestão.

Em contrapartida o franqueado tem obrigações pré definidas em contrato entre elas se destacam o cumprimento de metas de vendas determinadas pelo franqueador para os franqueados da rede; a prestação de informações para a franqueadora; a compra de produtos credenciados para a rede; a administração do negócio e seus recursos, físicos, financeiros e humanos; a atuação dentro do território definido; o seguimento de regras e padrões determinados pela franqueadora; a preservação do conceito do negócio e zelar pelo uso da marca e a realização de marketing para divulgação dos produtos e serviços em sua região de atuação.

O que é importante ficar claro é que o franqueado deve trabalhar para gerar resultados, o franqueador não vai vender por ele, nem gerenciar a unidade. Portanto o resultado vai depender muito mais da atuação dele como empresário do que de qualquer outra atitude da equipe da franqueadora.

 

Claudia Bittencourt é especialista em franquias e diretora e sócia-fundadora da Bittencourt Consultoria.

Envie suas dúvidas sobre franquias para examecanalpme@abril.com.br.

 

Acompanhe tudo sobre:dicas-para-seu-negocioEmpreendedoresFranquias

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar