-
1. Retorno rápido
zoom_out_map
1/11 (USP Imagens)
São Paulo – O retorno do capital investido em uma
franquia depende de vários fatores. Geralmente, a conta é feita sobre o investimento inicial e o resultado projetado para a operação. As franquias costumam informar retorno entre 18 e 24 ou 36 meses. Mas existem negócios, geralmente com investimento mais baixo, como
microfranquias, que conseguem alcançar este resultado em menos de 12 meses. Vale lembrar que os itens inclusos no investimento inicial vão fazer a diferença na conta, por isso, é preciso especificar tudo com o franqueador. Além disso, o
ponto comercial costuma ficar fora do cálculo, por ser considerado um desembolso e não um investimento. Na hora de calcular o seu retorno, é possível incluir este dado e estar preparado para esperar mais tempo. Nove franqueados contaram suas histórias e como conseguiram ter o retorno do capital bem antes do tempo esperado.
-
2. Açaí no Ponto
zoom_out_map
2/11 (Divulgação)
Carlos Rafael Goiano Rocha é dono da unidade de Boa Vista, Roraima, desde março deste ano. O investimento de 130 mil reais retornou em apenas 4 meses, bem antes dos 16 estimados. “A região Norte tem o açaí em seu DNA, então, foi uma combinação de percepção de demanda, visão de mercado e golpe de sorte. Foi realmente surpreendente a aceitação dos consumidores e o alto índice de consumo”, explica Rocha. Uma franquia do Açaí no Ponto tem investimento calculado entre 80 mil e 250 mil reais, com retorno em até 20 meses.
-
3. Vazoli
zoom_out_map
3/11 (Divulgação)
A franquia de empréstimos e financiamentos foi a escolha de Thiago Piccioni para empreender. Para abrir uma unidade em fevereiro, em Indaiatuba, São Paulo, ele investiu 80 mil reais. O retorno aconteceu em 5 meses e ele acredita que o empenho foi fundamental. “O foco do nosso atendimento é analisar as necessidades particulares do cliente e orientá-lo conforme o que precisa. Isso tudo gerou e tem gerado uma excelente propaganda que, a meu ver, é a mais eficaz e confiável: o boca a boca”, diz. Hoje, Piccioni já tem oito franquias da marca. O investimento inicial é de 40 mil reais, com retorno esperado para até 15 meses.
-
4. Rei da Reforma
zoom_out_map
4/11 (Divulgação)
Adilson Gardine da Rocha foi o primeiro franqueado da rede de reformas e começou o negócio em casa. Com 20 mil reais iniciais, conseguiu o retorno em cinco meses. Hoje, tem 33 funcionários trabalhando no negócio. “Acredito que não há segredo. Temos sempre que valorizar nossos colaboradores e nossos clientes. Eles são o motor que faz a empresa rodar. Se fez bem feito a um cliente, a tendência é que ele indique nossos serviços”, explica. Hoje, o investimento inicial é de 20 mil reais, com retorno em 12 meses.
-
5. RE/MAX
zoom_out_map
5/11 (Divulgação)
José Guilardi Neto investiu 80 mil reais em uma franquia, na capital paulista, e o retorno aconteceu em três meses, bem menos do que os 18 esperados inicialmente. Para ele, a aplicação de know how foi essencial para que ele conseguisse conduzir o negócio. Hoje, o investimento nas franquias da RE/MAX varia de 85 mil a 120 mil, com retorno entre 18 e 24 meses.
-
6. Jan-Pro
zoom_out_map
6/11 (Divulgação)
Tadeu Luiz Prandi Ramalho conseguiu recuperar seu investimento na franquia de serviços de limpeza em metade do tempo esperado. “O principal fator que contribui para o retorno é que o franqueador é responsável pelo departamento de vendas de contratos dos franqueados. Assim, o franqueado fica focado em fazer uma boa operação de limpeza no cliente”, indica Ramalho. As franquias da Jan-Pro costumam ter retorno em até 10 meses e investimento médio de 15 mil reais.
-
7. Manager
zoom_out_map
7/11 (Wikimedia Commons)
Luis Fabiano Leister Costanzo teve retorno de seu investimento na franquia imobiliária em metade do tempo esperado. Depois de investir 80 mil reais, ele acredita que sua experiência prévia no mercado e o apoio da franqueadora ajudaram a vencer os desafios do negócio. “Entendo que o investimento e prazo de retorno neste tipo de franquia depende exclusivamente do planejamento e metas que o próprio franqueado estabelece, pois não há limite, ou seja, o interessado pode realizar o investimento padrão ou fazer novos investimentos, como fiz”, conta. Hoje, uma unidade da marca tem investimento inicial de 42 mil reais, com retorno esperado para 24 meses.
-
8. Wizard
zoom_out_map
8/11 (Divulgação/Wizard)
Ana Rita Ferreira inaugurou uma franquia da Wizard, em São Paulo, e nove meses depois já recuperou seu investimento de cerca de 400 mil reais. “Já possuíamos outras duas unidades na região e antes de abrirmos essa terceira nossa equipe de colaboradores passou por três meses de treinamento nas duas escolas que estavam em funcionamento, o que penso que foi fundamental”, explica. O investimento inicial é de 65,5 mil reais, com retorno entre 18 e 24 meses.
-
9. AcquaZero
zoom_out_map
9/11 (Divulgação)
Francis Macedo investiu 150 mil reais em uma franquia do lava-rápido em um shopping em São Paulo. O retorno aconteceu em 12 meses. Para ele, o local de alto fluxo ajudou o negócio. “Atendemos um bom fluxo de veículos diariamente que utilizam não apenas a lavagem ecológica como os outros serviços de maior valor agregado”, explica Macedo. Hoje, uma unidade tem investimento de 70 mil reais, com retorno em até 24 meses.
-
10. Strass Express
zoom_out_map
10/11 (Divulgação)
A unidade da Strass Exprees de Alexandre e Carla Vanessa Romeo Luongo foi aberta em Riviera, São Paulo, e teve um resultado maior do que o esperado. Em quatro meses, o casal recuperou os 80 mil reais investidos no negócio. “A combinação de produto inovador, ponto adequado, equipe motivada e administração com a presença constante dos sócios ajudou muito”, explicam. Hoje, o retorno é esperado para entre 8 e 16 meses.
-
11. Agora, veja mais sobre franquias
zoom_out_map
11/11 (Marcos Santos/USP Imagens)