Existe um limite para a taxa de royalties?
Respondido por Lyana Bittencourt, especialista em franquias
No sistema de franquias, deve prevalecer sempre a relação ganha-ganha. O franqueado deve se rentabilizar com o negócio onde ele aplicou o seu capital e a franqueadora ser remunerada pela prestação de serviços que ela oferece aos franqueados da rede quanto à transferência de know-how e pelo uso da marca.
A definição do valor ou percentual dos royalties que serão cobrados dos franqueados deve ser fruto de um estudo técnico financeiro onde se avalia o impacto desse valor ou percentual na planilha de resultados do franqueado, ou seja, no DRE-Demonstrativo de Resultados. A elaboração do DRE leva em consideração várias informações, que vão compor a seguinte equação, considerando, por exemplo, um negócio de varejo:
faturamento – custos da mercadoria vendida – impostos = resultado operacional – custos fixos e variáveis – taxas do sistema (royalties e taxa de publicidade, quando for o caso) – pró-labore = Lucro Líquido.
Esse resultado é que vai determinar se os royalties que se pretende cobrar são coerentes ou não, e qual o limite para que se mantenha uma equação que seja atrativa para os franqueados ao longo do tempo e que remunere a franqueadora de maneira justa pelos serviços prestados.
Franqueadores iniciantes muitas vezes cometem o erro de determinar os royalties a partir do que pretendem ganhar com a transferência de know-how, sem realizar um estudo financeiro detalhado e criterioso sobre o impacto dessa taxa na equação demonstrada acima.
Outro aspecto importante para ser avaliado e que nem sempre se vê essa prática no mercado é quanto representa o valor dos royalties cobrados do resultado líquido do franqueado. Tal análise vai determinar o quanto esse negócio é atrativo para que o empreendedor decida pelo investimento no negócio.
Do ponto de vista do franqueador, um ponto que deve ser avaliado é se os royalties que serão arrecadados serão suficientes, ao longo do tempo, para remunerar a empresa pelos serviços que serão realizados para a rede.
E aqui entra outro fator que impacta diretamente essa equação, que é o plano de expansão, ou seja, quantas unidades precisam ser implementadas para que a remuneração da franqueadora seja satisfatória - o DRE deve ser realizado atrelado ao plano de expansão.
Resumindo, o limite do valor dos royalties, pelo que foi mostrado, faz parte de um estudo sério e de muita responsabilidade pelo empresário que decide por uma expansão com franquias.
Não passar por esse processo é vender problemas e correr riscos de conflitos, em curto espaço de tempo, com repercussão na imagem da marca.
Lyana Bittencourt é especialista em franchising e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bittencourt.
-
1. Dinheiro no bolso
zoom_out_map
1/22 (Marcos Santos/USP Imagens)
São Paulo - Muitos
empreendedores buscam o franqueamento como uma forma de tocar uma pequena empresa, já que a modalidade dá uma sensação maior de segurança do que abrir um negócio próprio. Para quem quer ter uma
franquia, e não tem muito capital disponível, as marcas com baixo investimento são as mais atrativas. Antes de investir, o empreendedor deve pesquisar a fundo sobre o negócio, conversar com outros franqueados e fazer uma avaliação financeira. Veja, a seguir, 20 redes de franquias que oferecem modelos com investimento inicial de até 20 mil reais. As informações foram fornecidas pelas próprias redes franqueadoras.
-
2. AcquaZero
zoom_out_map
2/22 (Divulgação)
A AcquaZero, que trabalha com lavagem ecológica e estética automotiva, oferece nove modelos de franquia e conta com 230 unidades no momento. A marca oferece serviços como enceramento, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, impermeabilização de estofados e higienização de ar-condicionado. O modelo de franquia Standard tem um investimento inicial de 13 mil reais. O prazo de retorno do investimento vai de seis a 12 meses de operação.
-
3. Ahoba Viagens
zoom_out_map
3/22 (Divulgação/Ahoba Viagens)
A Ahoba Viagens é uma rede de franquias de viagens online que se conecta ao cliente através de voz, texto e vídeo. A marca possui 57 unidades em funcionamento. O forte da Ahoba Viagens é que o franqueado possa vender em sua comunidade ou rede de relacionamentos, como uma segunda renda. Para abrir uma unidade franqueada home based da Ahoba, o investimento inicial é de 3,6 mil reais e o prazo médio de retorno do investimento é de três meses.
-
4. DocSystem
zoom_out_map
4/22 (Divulgação)
A DocSystem, que oferece soluções para gestão de documentos, conteúdo e processos, tem hoje 85 unidades em operação. Para o modelo de franquia DocSystem Express, o investimento inicial é de 19,7 mil reais. O faturamento médio mensal é de 8 mil reais e o prazo de retorno do investimento vai de sete a 12 meses. A rede oferece outros modelos de franquia mais sofisticados.
-
5. Encontre Sua Viagem
zoom_out_map
5/22 (Divulgação)
A rede de franquias Encontre Sua Viagem tem, atualmente, 443 unidades em operação. No modelo de franquia home based, o investimento inicial é de 6 mil reais, que varia de acordo com o número de habitantes da região onde a franquia será instalada. O prazo de retorno do investimento vai de seis a 12 meses de operação. A rede oferece outros modelos de franqueamento.
-
6. FlyWorld
zoom_out_map
6/22 (Divulgação)
A rede de franquias de agências de viagens FlyWorld conta com 40 unidades e pretende dobrar este número até o fim de 2015. Criada em 1997, a empresa começou com o franchising em 2013. O investimento inicial para uma franquia é de 12,5 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento vai de seis a 12 meses de operação.
-
7. Gigatron
zoom_out_map
7/22 (Divulgação/Gigatron)
A Gigatron, rede de franchising de serviços em tecnologia, possui sete modelos de franquia, todos abaixo de 20 mil reais de investimento inicial. Atualmente, são 84 unidades em operação. O investimento para ter uma franquia da marca varia de 940 reais a 10,5 mil reais. O prazo de retorno é de até 12 meses.
-
8. Ice Creamy
zoom_out_map
8/22 (Divulgação)
A Ice Creamy é uma rede de franquia de sorveterias. A marca foi criada no ano passado e tem seis unidades em funcionamento. Os dois modelos mais econômicos da rede são o de carrinho de sorvete e de gelateria móvel gourmet (na foto). O investimento inicial é de 9,9 mil reais e 19,9 mil reais, respectivamente. O prazo de retorno do investimento vai de 18 a 24 meses para os dois modelos.
-
9. iGui
zoom_out_map
9/22 (Divulgação)
A rede de microfranquia iGUi Trata Bem trabalha com a prestação de serviços de limpeza e manutenção de piscinas. No momento, essa modalidade de franquia tem 242 unidades. Para ser um franqueado, o investimento inicial é de 9,9 mil reais, enquanto o prazo de retorno do valor investido é de três meses.
-
10. Inoivando
zoom_out_map
10/22 (Thinkstock)
A Inoivando é uma rede de franquias de marketing digital focada no segmento de casamentos. Hoje, a marca conta com três unidades e espera, até o fim deste ano, ter outras seis. A Inoivando iniciou o franchising no começo deste ano. O investimento inicial para ter uma unidade franqueada da marca é de 20 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento é de 24 meses.
-
11. Light Depil
zoom_out_map
11/22 (Divulgação/Light Depil)
A Light Depil é uma rede focada no tratamento de fotodepilação, com o uso da técnica da Luz Pulsada, nos formatos a domicílio ou Store in Store (dois negócios no mesmo espaço). Para abrir uma unidade franqueada, o investimento inicial é de 9,9 mil reais. O retorno do valor investido acontece a partir de seis meses de operação.
-
12. Master House
zoom_out_map
12/22 (Divulgação)
A rede de franquias Master House, que trabalha com manutenções e reformas, tem 11 unidades em funcionamento. A rede foi fundada em 2012 e está no franchising desde o ano passado. A Master House oferece o modelo de franquia de conversão de bandeira, válido apenas para quem já tem uma loja. Nesse caso, o investimento inicial parte de 10 mil reais. O prazo de retorno do investimento vai de seis a 12 meses.
-
13. Mídia Pane
zoom_out_map
13/22 (Divulgação)
A Mídia Pane, que trabalha com publicidade em sacos de pão, oferece apenas franquias home based. A marca foi fundada em 2010 e começou o franchising no ano seguinte. Atualmente, tem 185 unidades em operação. O investimento inicial é de 16,5 mil reais para ser um franqueado da marca, enquanto o faturamento médio mensal é de 12,6 mil reais. O prazo de retorno do investimento vai de três a seis meses de operação.
-
14. Miss Pink
zoom_out_map
14/22 (Divulgação)
A Miss Pink oferece uma loja móvel com mix de maquiagens, esmaltes e hidratantes, para o empreendedor que quer trabalhar em casa ou fazer parcerias com shoppings, salões de belezas ou outros espaços comerciais. A rede foi fundada no ano passado e tem 26 unidades em operação. Para ser um franqueado da marca, o investimento inicial é de 19 mil reais, enquanto o faturamento médio mensal é de 15 mil reais. O prazo de retorno do investimento vai de três a 12 meses.
-
15. Mr. Kids
zoom_out_map
15/22 (Divulgação/ Mr. Kids)
A Mr. Kids é uma rede de franquias que trabalha com máquinas de brinquedos e doces e possui 93 franqueados operando no momento. O investimento inicial para abrir uma unidade franqueada da marca é de 19 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento é de 15 meses.
-
16. San Martin
zoom_out_map
16/22 (Divulgação)
A San Martin, rede de franquias que trabalha com seguros, possui 118 unidades em operação. A marca foi fundada em 1995 e começou com o franchising em 2014. No modelo de franquia "Ramos Nobres", o investimento inicial é de 13,9 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento é de seis a oito meses. A San Martin também tem outro modelo de franquia, com investimento inicial de 25 mil reais.
-
17. Santo Bier
zoom_out_map
17/22 (Divulgação)
A Santo Bier é uma rede de franquias de trabalha com drink trucks, bares móveis que levam todos os tipos de bebidas. O modelo mais econômico da marca é o chamado "Carrinho dos Milagres". O investimento inicial é de 15 mil reais e o prazo de retorno do valor investido vai de dez a 15 meses. A marca oferece outros modelos de franqueamento.
-
18. Sr. Computador
zoom_out_map
18/22 (Divulgação)
A Sr. Computador é uma franquia de manutenções e serviços em Tecnologia da Informação com atendimento doméstico e corporativo. Atualmente, a marca tem 35 unidades e a meta é acrescentar outras dez até o final deste ano. A rede trabalha com três modelos de franquia. Para o modelo de conversão de bandeira, que precisa de uma loja já instalada, o investimento inicial é de 15 mil reais. O prazo de retorno do investimento varia de seis a oito meses.
-
19. Sapatilha na Sacola
zoom_out_map
19/22 (Divulgação)
A Sapatilha na Sacola é uma rede de franquias que trabalha com a venda de modelos exclusivos de sapatilhas, levando em uma mala expositora personalizada os diferentes modelos de calçado. Para ser um franqueado home based da rede, o investimento inicial é de 19,9 mil reais, enquanto o faturamento médio mensal é de 14 mil reais. O prazo de retorno do investimento é de cinco meses. A rede também oferece outros modelos de franquia.
-
20. Tourlines
zoom_out_map
20/22 (Divulgação)
A Tourlines, rede de franquias de agências de viagens, possui 40 unidades em operação. Para o ano, a meta é alcançar 60 franqueados. Para o modelo home based da franquia, o investimento inicial é de 6,6 mil reais, enquanto o prazo de retorno do investimento é de seis meses em média. A rede oferece outros modelos de franqueamento.
-
21. Web4br
zoom_out_map
21/22 (Thinkstock/Ingram Publishing)
A Web4br é uma rede de franquias home based de agências de marketing digital. Hoje, a marca tem 23 unidades em funcionamento e espera, até o fim deste ano, chegar a 80 delas. A franquia oferece serviços como criação de sites institucionais, ações em mídias sociais, serviço de criação de lojas virtuais e disparo de e-mails marketing, além da consultoria na área de design e artes gráficas. O investimento inicial para abrir uma unidade franqueada da marca é de 8,8 mil reais. O prazo de retorno do investimento é de quatro a seis meses.
-
22. Veja, agora, redes que apostam em modelos mais enxutos
zoom_out_map
22/22 (Marcos Santos/usp imagens)