Exame Logo

5 dicas para aprender online e desenvolver o seu negócio

Líder da Rede Mulher Empreendedora (RME) traz recomendações para empreendedores que desejam impulsionar seus negócios a partir de aprendizados obtidos em cursos online

Empreendedorismo: como desenvolver negócios aprendendo digitalmente (Hinterhaus Productions/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2021 às 09h00.

Por Célia Kano, diretora da Rede Mulher Empreendedora

Em um contexto cada vez mais digital para os pequenos negócios, é vital que empreendedores saibam como se destacar, além de entender como podem tirar proveito de aprendizados pessoais e cursos online para que o empreendimento cresça.

Veja também

Para ajudar empreendedores que desejam desenvolver se capacitar cada vez mais no ambiente online, reuni aprendizados que tive na Rede Mulher Empreendedora e na interação com as mulheres empreendedoras que passam pelos nossos programas de capacitação. Veja abaixo as cinco principais dicas:

1- Defina o que precisa melhorar

Primeiramente, defina as competências que precisa desenvolver como profissional ou as áreas que precisa melhorar no seu negócio. Uma boa dica é perguntar para pessoas próximas que têm a competência ou a área do negócio bem desenvolvida como elas aprenderam, se fizeram um curso ou se têm dicas para compartilhar. Talvez você tenha bons mentores próximos, mas não tenha notado ainda!

2- Entenda como você aprende

O aprendizado pode acontecer através de um livro, um curso ou mesmo com uma mentora. Entenda como você aprende melhor e o tempo que terá para se dedicar aos estudos. Crie uma rotina que funcione para você.

3- Estude online e de graça

Dizer que não estuda porque não possui dinheiro para investir não é uma boa justificativa. Hoje em dia, diversos conteúdos gratuitos são disponibilizados em redes sociais e em plataformas de vídeos como Youtube. Mapeie instituições que disponibilizam conteúdo e cursos gratuitos para quem empreende, como a Rede Mulher Empreendedora e Preta Hub. Um bom exemplo é a trilha Apoie uma Empreendedora no Youtube com 18 vídeo aulas sobre marketing, finanças, jurídico e rede de relacionamento, focadas para quem precisa digitalizar o seu negócio.

Além disso, algumas plataformas educacionais de curso online como o Linkedin Learning disponibilizam demonstração gratuita por tempo limitado no primeiro acesso. Aproveite esse benefício de algumas plataformas para experimentar e fazer cursos gratuitamente.

4- Execute

Conheci uma empreendedora que testava muito rápido as ideias que discutíamos e trazia na semana seguinte sempre os aprendizados que teve para discutirmos. Com ela aprendi que o aprendizado só fecha um ciclo depois que você testa e entende o que deu certo e o que deu errado. Nesse sentido, recomendo a palestra do Eric Ries sobre a gestão enxuta nos negócios: como testar suas ideias rápido e sem muitos gastos de dinheiro. Mais do que uma forma de gestão, Eric fala sobre a importância de sair das ideias e participar para a execução em ciclos pequenos, rápidos e sem grandes investimentos.

5- Participe de comunidades online

Compartilhar seus aprendizados é fundamental para você ouvir outros pontos de vista e se aprimorar. As redes sociais podem ser utilizadas para encontrar comunidades de pessoas com o mesmo desafio. Como exemplo, o grupo “Empreendedoras” do Facebook reúne 100 mil participantes e é uma comunidade de troca de experiências, ideias e dicas entre mulheres que possuem negócios. Quer aprender algo novo? Participe de uma comunidade online como este grupo e coloque sua dúvida para ouvir a recomendação de quem também empreende!

Tenha em mente que aprender é uma atitude empreendedora que gerará prosperidade não somente para o seu negócio, mas para você como indivíduo. O mundo virtual pode ser um facilitador nesse processo.

Bom estudo!

 

Sua jornada de empoderamento

Ser protagonista da sua carreira e ter uma jornada de empoderamento pode começar em qualquer momento da vida profissional. Para ajudar que mais mulheres tenham uma jornada de sucesso, a Exame Academy oferece o curso Woman Empowerment Program (WEP) junto com a Fin4she.

O curso promove encontros para ensinar mulheres (e homens também) sobre protagonismo, eneagrama, inteligência emocional, storytelling, autoconhecimento, comunicação e muito mais.

Para quem se engajar na programação e quiser mais, o curso WEP está com inscrições abertas para a próxima turma até o final de julho. Serão encontros online e ao vivo em agosto com carga horária de 9 horas. Além das aulas, que ficarão disponíveis durante 1 ano na plataforma de conteúdo do WEP, as participantes também têm chances de receber uma mentoria exclusiva de 1h com Fin4She e BTG (do mesmo grupo que controla a EXAME), representadas por Carol Cavenaghi e Alessandra Libman em um sorteio exclusivo. Confira mais aqui .

Fique por dentro das principais tendências do empreendedorismo brasileiro. Assine a EXAME .

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.
1
2
3
4
5

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame