Como funciona o marketing nas franquias?
O franqueado não costuma ter liberdade de fazer ações mas opina nas decisões para toda a rede
Da Redação
Publicado em 2 de maio de 2011 às 14h40.
Como funciona o marketing nas franquias?
Respondido por Claudia Bittencourt, especialista em franquias (pergunta enviada por Danilo Grosso)
São Paulo - As franquias têm a mesma necessidade de realizar ações de marketing como qualquer outro negócio, o que difere é que elas devem seguir as regras estipuladas pela franqueadora em relação ao tipo de comunicação, linguagem, aplicação de logo e fornecedor.
Na maioria das redes o franqueado não tem liberdade de realizar ações de marketing sem uma aprovação prévia, porém em muitas redes eles opinam através de um conselho sobre as ações que serão programadas.
Gerlamente, as ações e peças são programadas para o ano, de acordo com as datas comemorativas, e os franqueados utilizam esse material e orientação em sua unidades.
As redes de varejo são mais criteriosas quanto as ações de marketing nas unidades já que há um impacto direto no ponto de venda, tanto em relação a atrair clientes como incrementar vendas em determinadas épocas quando a concorrência pela atenção do cliente é muito forte.
Além das ações no ponto de venda hoje as franquias utilizam muito as redes sociais como meio de comunicação para divulgação de seus produtos e serviços.
Nas franquias existem dois tipos de ações de marketing. Um deles é o marketing institucional, que envolve a marca e é aplicado pela franqueadora com recursos do Fundo de Propaganda. O outro é o marketing local, para ações que estimulem vendas e atração de clientes, feito com custos total do franqueado.
O Fundo de Propaganda é um valor que o franqueado contribui sobre o faturamento. O franqueador deve prestar contas da aplicação desses recursos uma vez que é um dinheiro da rede toda.