Como funciona a comunicação do franqueador com a rede?
Sem uma comunicação eficiente entre franqueado e franqueador a rede não terá sucesso, diz especialista
Da Redação
Publicado em 27 de dezembro de 2010 às 09h27.
Como é a comunicação entre o franqueador e o franqueado?
Respondido por Claudia Bittencourt, especialista em franquias
São Paulo – Muitas redes de franquias não têm uma equipe dedicada à comunicação com os parceiros. Isso pode desencadear uma série de problemas que prejudicam o diálogo dentro da rede, como a falta de canais de comunicação como 0800 e intranet, e a ausência de supervisão ou visitas periódicas nas unidades.
O fato é que sem uma comunicação eficiente entre franqueado e franqueador a rede tende a ser potencialmente geradora de conflitos. Independente do ramo de atividade existem ações e ferramentas de comunicação que fortalecem e agregam valor para franqueador e franqueado. Entre os exemplos podemos citar a supervisão de campo periódica, convenções anuais de franquia, reuniões e treinamentos periódicos, newsletters e outros canais de contato.
Dessa forma, as duas partes conseguem trocar experiências. De um lado o franqueado, com as valiosas informações do mercado e do consumidor. Por outro lado o franqueador, com novos produtos, tecnologia, sistema de gestão e relacionamento com o cliente, por exemplo. Um depende do outro para crescer e para fortalecer a rede, o que consequentemente vai refletir nos resultados de cada um.
Hoje já existe um bom nível de conscientização dos franqueadores da necessidades de usarem tais ações e ferramentas como fator primordial para o sucesso do sistema de franquia implantado. Mas, para que funcione, todas as partes precisam estar alinhadas e em sintonia com o objetivo principal do negócio.