PME

China in Box e Gendai efetuam fusão

Com a operação, empresários das duas redes prevêem um aumento de 20% no faturamento global

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

As redes de restaurantes China in Box, que fatura 60 milhões de reais, e a Gendai, que fatura 22 milhões de reais, anunciaram, ontem, (12/07), a fusão de suas operações. A rede Gendai possui três bandeiras de restaurantes, e a China In Box, outras três. Cada uma das marcas continuará funcionando de maneira independente. Com a fusão, as empresas farão uma gestão conjunta de estoque, treinamento, relacionamento com fornecedores e outras operações internas. "Imaginamos um crescimento de 20% da soma dos faturamentos por causa da fusão", diz Robinson Shiba, sócio da China In Box.

Para a Gendai, a estratégia também servirá para que suas marcas utilize melhor o crescimento por franquias, um modelo de expansão que a China in Box prioriza. "Temos a aprender com a experiência em franquias da China in Box", diz Carlos Sadaki, presidente da Gendai. Hoje, a maior parte das lojas da empresa são próprias. A empresa deve fechar o ano com 32 lojas -- 14 delas franquias. "Nos próximos três anos, queremos que 60% de nossas novas lojas sejam franquias", diz Sadaki. Outro resultado previsto por Sadaki é a consolidação como líder no segmento de culinária oriental. "Essa operação nos põe muito à frente dos concorrentes".

As duas empresas esperam uma redução dos custos de operação. A estratégia de fusão vinha sendo pensada há um ano e meio.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame