As 25 melhores franquias do país, segundo consultoria
A lista foi elaborada a partir de uma pesquisa do Grupo Bittencourt e leva em conta as redes de franquia que contribuíram para a consolidação do setor
Da Redação
Publicado em 18 de abril de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h39.
São Paulo – O setor de franquias brasileiro está amadurecendo. Essa é a visão de Claudia Bittencourt, consultora do Grupo Bittencourt, que coordenou uma pesquisa para avaliar as principais redes de franquias do país. “Nós estamos rumo à consolidação do sistema no Brasil, mas temos um caminho a percorrer em relação a gestão, sistemas e programas de incentivo”, opina. Com uma metodologia própria, a consultoria selecionou o Top 25 do franchising. “Consideramos vários critérios como o número e a continuidade de selos que recebe da ABF, porque são os próprios franqueados que elegem, o número de unidades franqueadas que a empresa tem no mercado e a representatividade da empresa no segmento em termos de faturamento . Criamos um índice e elegemos os 25 top do franchising”, conta Claudia. A avalição, segundo ela, levou em conta todas as marcas associadas à ABF. Em comum, as escolhidas teriam o bom relacionamento com os franqueados. “Elas têm pontos bastante similares, como respeito pelo franqueado e programa de incentivo para desenvolvimento ”, diz. A lista foi feita para o 4º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, qua acontece na próxima semana, em São Paulo. Veja nas fotos a seguir a lista elaborada pela consultoria.
A Arezzo é a principal franquia de calçados do Brasil por nível de faturamento, segundo a ABF. São quase 300 lojas pelo país, com faturamento médio de 170 mil reais. O investimento no negócio começa em 240 mil reais. O retorno é esperado para 60 meses.
O Bob’s é a terceira principal rede de franquias de alimentação e a segunda maior rede de quiosques do país, com 447 unidades. O investimento inicial na marca pode ultrapassar 1 milhão de reais.
Criada na década de 1970, a rede de escolas de idiomas CNA surgiu como uma revenda de livros de porta em porta. Em 1980, foram abertas as primeiras franquias. A marca é uma das maiores do país. O investimento inicial é de 200 mil reais. O retorno é previsto para 18 meses de operação.
Uma das principais franquias de lojas de chocolates do país soma mais de mil unidades. A rede foi criada pelo empreendedor Alexandre Tadeu da Costa e é a sexta maior do Brasil. O investimento inicial de uma franquia é de 155 mil reais.
Fundada em 1993, a Casa do Construtor trabalha com locação de equipamentos para a construção civil. Com mais de 140 unidades, a empresa entrou para o setor de franquias em 1998. O investimento inicial é de 465 mil reais e o retorno começa em 24 meses.
Com mais de 350 unidades, a rede Casa do Pão de Queijo começou a vender franquias em 1987. Hoje, o investimento inicial da marca é de 225 mil reais, com faturamento médio mensal de 50 mil reais. O retorno do capital é calculado para até 40 meses de operação.
A marca de óculos e acessórios é uma das principais redes no formato de quiosques. São, no total, mais de 500 unidades em operação. O investimento começa em 140 mil reais.
Uma das principais redes de fast-food de culinária chinesa, o China in Box foi criado em 1992. Desde então, já inaugurou mais de 150 unidades. O investimento começa em 670 mil reais e o prazo de retorno varia de 36 a 48 meses.
A Fisk, criada em 1958, também está entre as maiores redes do país. Com mais de mil unidades, a marca tem investimento inicial de 60 mil a 160 mil reais. O prazo de retorno varia de 18 a 24 meses.
A rede de fast-food foi criada em 1981, em Brasília. As franquias surgiram dez anos depois. O investimento inicial exigido para abrir uma unidade é de 830 mil reais. O retorno do capital acontece, em média, em 36 meses de operação.
No mercado desde 1988, o Habib's tem mais de 300 lojas em funcionamento hoje, na maioria dos estados. Além de lojas convencionais, a marca trabalha com formatos menores, para shoppings center. O franqueado desembolsa 765 mil reais para fazer parte da rede.
As franquias da marca Havaianas oferecem outros produtos além das famosas sandálias, como toalhas e chaveiros. Hoje, a rede tem duas unidades próprias e 290 unidades franqueadas. Para abrir uma loja é preciso investir a partir de 290 mil reais e a taxa de franquia custa 40 mil reais. O prazo de retorno é de 24 a 36 meses.
A Cia. Hering foi fundada em 1880. Em 1993, a marca decidiu expandir os negócios por meio do franchising. Hoje, a rede conta com mais de 430 unidades. O investimento inicial é de 561 mil reais, sendo que a taxa de franquia custa 45 mil reais. A metragem mínima do ponto comercial é de 120 metros quadrados e a taxa de royalties é de 3% do valor das compras mensais.
A Hope atua no ramo de moda íntima desde 1966 e começou sua expansão por meio de franquias em 2005. Atualmente conta com quatro unidades próprias e 101 unidades franqueadas. Com faturamento médio mensal de 110 mil reais, é necessário um investimento inicial de 275 mil reais para abrir uma unidade da marca. O prazo de retorno do capital investido é de 18 a 36 meses.
Fundada em 1987, a Imaginarium tem uma unidade própria e 130 unidades franqueadas. É preciso desembolsar a partir de 187,5 mil reais para abrir uma franquia. O prazo de retorno estimado é a partir de 28 meses.
A Localiza foi fundada em 1973 e dez anos depois iniciou sua expansão por meio do franchising. A rede é especializada em aluguel de carros e está presente em países como Argentina, Bolívia, Chile, entre outros. É preciso investir a partir de 160 mil reais para ser franqueado da marca.
O Mc Donald’s é uma das redes com maior número de unidades. A marca abriu sua primeira loja no país em 1979 e conta com 1260 lanchonetes, de acordo com a ABF. É preciso desembolsar cerca de 1,3 milhão de reais para abrir uma franquia da rede.
A Multicoisas é uma rede de franquias especializada no comércio de produtos de diversas áreas como informática, ferramentas, papelaria, limpeza, entre outros. Hoje, a marca tem quatro unidades próprias e 149 unidades franqueadas. O custo para abrir uma unidade da rede é de 515 mil reais e a taxa de franquia é de 60 mil reais. O prazo de retorno do capital acontece em até 48 meses.
O Boticário é a maior rede de franquias do Brasil, de acordo com o ranking da ABF. No franchising desde 1987, atualmente conta com 3550 unidades. O investimento inicial para abrir uma franquia da marca é de 150 mil reais e é preciso ter um espaço mínimo de 40 metros quadrados. O prazo de retorno é de 18 a 36 meses.
Fundada em 2004, a Prepara Cursos Profissionalizantes é especializada em oferecer cursos profissionalizantes na área de informática. A rede tem 571 unidades franqueadas. O faturamento médio mensal estimado é de 35 mil reais e o investimento para abrir uma unidade vai de 48 mil a 160 mil reais. O prazo de retorno é de 18 meses a 24 meses. Todas as informações sobre investimento e faturamento foram confirmadas pela rede.
Fundada em 1978, a rede Rei do Mate tem mais de 300 unidades franqueadas. Para abrir uma franquia é necessário desembolsar de 200 mil a 350 mil reais. O prazo para retorno do investimento é de, em média, 36 meses. O faturamento de cada unidade é de até 50 mil reais.
A World Tennis foi fundada em 1991 e é uma rede especializada em calçados. O tamanho ideal de uma loja da marca em shopping centers é de 35 a 80 metros quadrados. O investimento para abrir uma unidade é de partir de 350 mil reais e o valor não inclui o custo do ponto comercial.