Franquia da Via Uno (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 8 de setembro de 2011 às 17h55.
São Paulo - Uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral mostrou que a rede de franquias Via Uno é a que mais tem atuação no mercado externo.
Para chegar ao resultado das franquias mais internacionalizadas no país, a escola avaliou quatro indicadores principais: unidades franqueados no exterior, receita de royalties e taxas provenientes desses negócios, receita de venda de produtos e de unidades próprias. A média desses indicadores fornece o índice de transnacionalidade das empresas.
A rede de lojas de sapatos Via uno tem 116 unidades - de um total de 276 - em 20 países. Em segundo lugar, ficou a paranaense LinkWell, que fornece serviços de soluções gráficas para internet e tem lojas nos Estados Unidos e na França.
A Showcolate, de Minas Gerais, está em terceiro lugar, com mais de 40 unidades no exterior, inclusive uma loja em Omã. Em seguida, o ranking traz a Localiza, uma das maiores locadoras de veículos da América Latina. Do grupo Úmbria, duas marcas aparecem na lista: o Spoleto, em 6º lugar, e a Koni Store, em 9º. A Fisk, escola de idiomas, está no exterior desde a década de 1980. Já a Vivenda do Camarão, 8ª na lista, tem lojas no Paraguai e na República Dominicana desde 1997.
Grandes redes, como Arezzo, Hering, Marisol, Morana, Puket e Giraffas, completam o ranking das quinze franquias brasileiras mais internacionais, segundo a Fundação Dom Cabral.