Pessoas com computadores e blocos de anotação (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 20 de março de 2012 às 15h39.
São Paulo - Quem tem uma empresa digital e está interessado em captar investimentos para seus negócios podem concorrer a uma vaga na segunda turma da 21212 Digital Accelerator. As inscrições podem ser feitas pelo site da 21212 até a sexta-feira, dia 23 de março.
O ideal é que as startups estejam em funcionamento e, de preferência, que já tenham faturamento. As dez empresas selecionadas compartilham 20% do seu patrimônio com a instituição. Deste valor, metade fica com a 21212, que passa a ser co-fundadora do empreendimento e a outra parte vai para os profissionais que apoiam ou orientam a a aceleradora.
O aporte será na casa dos 200 mil reais, investidos direta e indiretamente – será utilizado para aprimorar o modelo de negócios e captar clientes. Nos seis primeiros meses, a empresa ficará instalada nos escritórios da aceleradora no Rio de Janeiro e em Nova York. Ao final, os projetos são apresentados a investidores nacionais e internacionais.
Na última sexta-feira (16/3), as dez primeiras empresas apoiadas pela 21212 foram apresentadas aos investidores e três delas já saíram com negócios fechados. As demais estão em processo de negociação.
A aceleradora destacou a PagPop, especializada em receber pagamentos de cartões de crédito via celular, telefones fixos ou internet, como a startup de mais sucesso da sua primeira turma. Segundo informações da 21212, a empresa digital ultrapassou os 6,5 mil clientes em março e deve fechar 2012 com 60 mil usuários pagantes.
A startup foi escolhida pelo Silicon Valley Bank (SVB) como a melhor apresentação do evento e premiada com uma viagem para o Vale do Silício, em que serão realizadas reuniões com fundos de investimentos e presidentes de outras grandes empresas digitais locais.
Como funciona
A aceleradora digital visa impulsionar novas empresas no mercado com ajuda de mais de 25 mentores que dão suporte em diversas áreas. A cada semestre, a 21212 seleciona 10 novos empreendimentos para auxiliar no processo de estruturação, com orientações, workshops e outros apoios, como o contato com grandes investidores, ao final do processo.