9 empreendedores que faturam com saúde e bem estar
Empresas para marcar consultas online ou que vendem passes diários de academias são alguns exemplos de startups da área de saúde
Da Redação
Publicado em 26 de outubro de 2012 às 13h24.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h16.
São Paulo – Saúde e bem estar são preocupações que tomam tempo de cada vez mais gente. Alimentação, estresse e exercícios fisícos já fazem parte da rotina moderna. No mundo do empreendedorismo , há startups que são especializadas em dar uma ajudinha para quem quer entrar em forma ou fazer um check-up. Confira nas páginas seguintes exemplos de empreendedores que criaram soluções voltadas para médicos, pacientes. pessoas interessadas em ter uma alimentação mais saudável ou que gostam de frequentar a academia de vez em quando.
A startup Tonic Health é especializada na produção de formulários divertidos por meio de joguinhos. Fundada pelos norte-americanos Sterling Lanier and Boris Glants, a plataforma ajuda a criar questionários com visuais mais atraentes e para serem preenchidos no iPad. Voltado para planos de saúde, o objetivo da empresa é fazer as pessoas se interessarem em preencher as informações requeridas.
Fundada em 2009, por Gustavo Guida e Tadeu Maia, a HelpSaúde é uma plataforma de busca de serviços de saúde. No site, pacientes podem buscar o profissional que eles estejam precisando por meio dos filtros: plano de saúde, estado e especialidade. Atualmente, o site conta com mais de um milhão de prestadores de serviço cadastrados. A receita da empresa vem das mensalidades que profissionais ou estabelecimentos de saúde pagam para ter mais destaque dentro do site. A veiculação de publicidade também fazem parte da fonte de renda da startup.
A startup fundada pelos empreendedores César Carvalho, Vinicius Ferriani e João Thayro é especializada em vender passes diários para academias. O site foi lançado em junho deste ano e eles se inspiraram no site inglês PayasUgym. Para ele, a empresa é ideal para as pessoas que se matriculam em uma academia e depois passam meses sem pisar no lugar. Os passes têm preços fixos e um prazo de até 120 dias para serem usados. O faturamento da startup vem de uma comissão de cada diária vendida. Interessados podem escolher por bairro ou de acordo com a aula que pretendem fazer.
O Boaconsulta.com é uma plataforma de busca e agendamento de consultas médicas online e foi fundado pelos sócios Daniela Bouissou, Victor Hugo Germano, Octavio Monteiro de Carvalho Domit, Adriano d’Ávila Fontana e Victorio Braccialli Neto. O usuário busca o profissional que ele precisa, consulta os horários disponíveis da agenda e faz o agendamento da consulta pelo site. A confirmação vem depois, por meio de uma ligação ou envio de e-mail.
A Fooducate ajuda a conhecer o conteúdo nutricional dos alimentos através de um app que usa a câmera do smartphone como leitor de código de barras. Além disso, a ferramente oferece sugestões de produtos mais saudáveis. O norte-americano Hemi Weingarten teve a ideia de criar a empresa, pois sempre buscou preparar refeições mais saudáveis para sua família e, nas idas ao supermercado, ficava confuso com tantos produtos com promessas que alegavam mais nutrientes e saúde. O aplicativo está disponível nos sistemas Android e iOS e é gratuito.
O portal Minha Vida, fundado em 2004 e com mais de 14 milhões de usuários cadastrados, reúne informações sobre saúde e bem-estar. Daniel Wjuniski, CEO e sócio-fundador, atuou como estagiário na multinacional Johnson & Johnson e passou também pela WebMotors antes de abrir a empresa ao lado de Fernando Ortenblad, Sylvio Barros e Roberto Lifschitz. Aos 20 anos, Wjuniski foi diagnosticado com a doença crônica Crohn e percebeu que era muito difícil obter informações sobre a doença na internet. A receita do portal vem da venda de publicidade e de assinaturas do programa de emagrecimento Dieta e Saúde.
A farmacêutica Mônica Lenzi fundou a Farmácia Doce Vida em novembro de 2006, em Blumenau. Desde 2008, a empreendedora resolveu levar a loja para a internet, vendendo produtos especializados para portadores de diabetes. De acordo com Mônica, 70% das vendas da empresa são realizadas pela internet e pelo telefone; são entregues 600 pedidos mensalmente e o faturamento online tem crescido cerca de 60% ao ano.
Kleber Magno e Daniel San Martin são os cofundadoes da FisioGames, fundada no segundo semestre de 2009 e incubada no Midi Tecnológico, em Florianópolis. Os empreendedores são formados em Ciências da Computação e criam tecnologias que combinem bem-estar, educação, saúde e entretenimento. O software Funphysio, produzido pela startup, é um jogo usado em atividades de fisioterapia. Interessados, podem fazer o curso WiiReabilitação, voltado para fisioterapeutas interessados na reabilitação por meio de games, como o console Nintendo Wii. A empresa tem uma equipe de sete profissionais e conta com a ajuda de fisioterapeutas que atuam como consultores.
O cardiologista Renato Campanati Vieira e o doutor em urologia Fernando Maluf são os cofundadores da Doctors Way, uma rede social voltada para médicos. O objetivo é facilitar o compartilhamento de informações sobre diagnósticos e dúvidas. Atualmente, existem 3 mil membros cadastrados e é preciso inserir o número de CRM para se tornar usuário. A rede é gratuita e cada membro tem acesso a artigos médicos além de conteúdo especializado sobre o tema. Ferramentas como calculadoras médicas e identificador e comparador de medicamentos visam auxiliar médicos no seu dia-a-dia.