São Paulo – Começa hoje o festival SXSW (South by Southwest) que acontece na cidade de Austin, Texas, Estados Unidos. No início, em 1987, era um evento focado em música e cinema. Hoje, também é conhecido por reunir startups, empreendedorese investidores-anjo. Um dos destaques é a quinta edição do prêmio SXSW Accelerator, que começa no dia 11 de março, e vai premiar as startups mais inovadoras. O site da revista Inc. e o site Mashable, especializado em tecnologia, selecionaram algumas startups que estão dando o que falar. Confira nas fotos, empresas que estão chamando a atenção do mercado.
De origem sueca, a Memoto foi uma das 48 startups selecionadas como finalistas para a edição deste ano do prêmio SXSW Innovative Accelerator. Em novembro do ano passado, a startup arrecadou 550 mil dólares no site de financiamento colaborativo, Kickstarter. Fundada em 2012, criou uma pequena câmera que foi projetada para tirar fotos automaticamente enquanto o usuário a usa, pendurada na roupa. As fotos também contêm informações sobre a localização da pessoa e são organizadas pelo próprio aplicativo.
A startup desenvolveu um produto que permite que o usuário controle o computador por meio de gestos. Fundada em 2010, empresa vende o objeto por 80 dólares e recebeu aporte em torno de 30 milhões de dólares em janeiro. No total, já arrecadou 45 milhões de investimento de fundos.
Um dos fundadores da startup Green Throttle é Charles Huang, que também é cofundador do jogo Guitar Hero. Com sede em Santa Clara, Califórnia, a startup recebeu uma rodada de investimento de seis milhões de dólares liderada pela Trinity Ventures com participação da DCM. Um das criações da empresa é um aplicativo que permite que o usuário use um smartphone como um controle para games.
A Toopher é um aplicativo de segurança que tem como objetivo evitar fraudes online com dados do usuário. A startup recebeu recentemente um aporte de dois milhões de dólares da Silicon Valley Venture Capital.
A startup Playhaven fatura oferecendo ferramentas para desenvolvedores de games que desejam atrair novos jogadores. Dentre o conjunto de serviços, há anúncios e promoções dentro dos jogos que tem como objetivo aumentar as receitas de um jogo. Fundada em maio de 2010, a startup já recebeu 8 milhões de dólares em investimento.
A startup CityBot criou um aplicativo que tem como objetivo facilitar a vida dos viajantes. Em julho do ano passado, a empresa foi aceita na EvoNexus, uma incubadora de tecnologia de San Diego. Disponível para os sistemas iOS e Android, o usuário pode criar itinerários dentro de uma cidade ou escolher um dos criados pela empresa.
A startup criou um aplicativo que se assemelha ao Instagram, só que em vez de compartilhar fotos, o usuário grava uma música e divide com seus amigos. Além disso, é possível acrescentar informações como localização, texto e fotos. Com base em Chicago, a empresa irá se apresentar na Startup Village do evento.
9. Agora, veja a história de outras startupszoom_out_map
Empresas como Netflix, Airbnb e Natura são conhecidas por estudarem o público e desenvolverem ações efetivas com foco no cliente. Entenda como o design thinking funciona na prática