Exame Logo

25 redes que lançaram franquias mais baratas

Veja uma lista de redes de franquias que lançaram modelos de negócios mais enxutos para atrair franqueados

Modelos mais enxutos (Marcos Santos/usp imagens)
DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2015 às 07h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h39.

São Paulo - Lançar franquias mais baratas para manter a expansão da rede é uma estratégia utilizada por várias franqueadoras. Por isso, modelos de negócios e canais mais enxutos tanto do ponto de vista de investimento inicial quanto operacional podem ajudar no crescimento de uma marca. Algumas redes aproveitaram a ABF Franchising Expo , que acontece até hoje no Expo Center, em São Paulo, para divulgar os novos formatos. Veja 25 marcas que lançaram franquias mais baratas.
  • 2. Balonè

    2 /27(Divulgação/Balonè Light)

  • Veja também

    O modelo foi lançado recentemente para atender cidades do interior, com até 250 mil habitantes. A loja de rua é mais compacta e o investimento inicial é de 230 mil reais, enquanto o modelo tradicional custa a partir de 320 mil reais. A taxa de franquia custa 30 mil reais e o prazo de retorno é de 24 a 36 meses.
  • 3. Bello Pastel Express

    3 /27(Divulgação/Bello Pastel Express)

  • A Bello Pastel opera no sistema do franchising há três anos e uma franquia convencional da marca exige um investimento inicial de 550 mil reais. Lançado em abril desse ano, o novo modelo de negócio da rede é voltado para espaços nas praças de alimentação de shoppings, supermercados e rodoviárias, por exemplo. Nesse caso, o investimento inicial varia de 260 mil a 300 mil reais. Cada unidade do modelo compacto tem o faturamento mensal estimado de 50 mil a 60 mil reais, com o tempo de retorno de 36 a 48 meses.
  • 4. Big X Picanha

    4 /27(Divulgação/Big X Picanha)

    A rede Big X Picanha tem cinco modelos de negócios: delivery, express, food truck, shopping e restaurante. O formato food truck foi lançado em novembro do ano passado e o delivery em julho do ano passado. Ambos os formatos têm o investimento inicial de 200 mil reais. Já um restaurante da marca, por exemplo, é preciso desembolsar a partir de 400 mil reais.
  • 5. Centro Britânico

    5 /27(Divulgação)

    O novo modelo de negócios do Centro Britânico Franquias é o School in School. Nesta modalidade, a escola de educação regular vira uma franqueada da rede para aplicar os programas de ensino de idiomas tanto na grade curricular, como em cursos extracurriculares. O investimento inicial é de 70 mil reais. No modelo tradicional, uma franquia custa a partir de 210 mil reais.
  • 6. Chocolates Brasil Cacau

    6 /27(Divulgação)

    A Chocolates Brasil Cacau tem mais de 600 pontos de vendas no país nos formatos de loja tradicional e quiosque. O novo formato da marca é o Obox, que é um mini container de 14m², voltado para áreas ao ar livre como estacionamento de hipermercados. O investimento inicial é de 150 mil reais. No caso de uma loja, é preciso desembolsar a partir de 250 mil reais.
  • 7. Concretta

    7 /27(Divulgação/Concretta)

    A Concretta, rede de franquias de cursos profissionalizantes, lançou dois novos modelos de negócio: Compacta e Easy. O modelo Easy opera no modelo home-based e exige um investimento inicial de 36 mil reais e prazo de retorno a partir de seis meses. No caso do Compacta, é preciso alugar um ponto físico com, no mínimo, duas salas. O franqueado precisa desembolsar a partir de 90 mil reais e o retorno do capital investido acontece a partir de 14 meses.
  • 8. CNA

    8 /27(Divulgação)

    Como estratégia de crescimento para 2015, a rede de escolas de idiomas CNA lançou um modelo de franquia voltado para cidades de até 75 mil habitantes. O investimento inicial é de 94 mil reais e a taxa de franquia varia de 13,2 mil reais a 55 mil reais. O retorno acontece em até 24 meses.
  • 9. Creps

    9 /27(Divulgação/Creps)

    A rede de franquias Creps tem modelos de franquias como Lojas de Rua, Shopping e Quiosque. O investimento inicial varia de 120 mil reais a 450 mil reais. Os formatos Moto Food e Food Truck foram lançados recentemente e o aporte inicial é de 60 mil reais. O prazo de retorno do capital investido é 12 a 24 meses.
  • 10. Divino Fogão

    10 /27(Divulgação/Divino Fogão)

    A rede de restaurante Divino Fogão lançou um novo modelo de negócio: o Divino Fogão no Prato. É preciso ter um espaço de, no mínimo, 35m² para abrir uma loja do novo formato. O espaço mais compacto foi projetado para que possa atender as necessidades de praças de alimentação menores. O investimento inicial varia de 450 mil a 500 mil reais, com um faturamento médio mensal estimado em 120 mil reais. O prazo de retorno é de 18 a 36 meses.
  • 11. Direito de Ouvir

    11 /27(Divulgação/Facebook/Direito de Ouvir)

    A rede Direito de Ouvir Amplifon lançou recentemente uma microfranquia exclusiva para fonoaudiólogas. O investimento é a partir de 81 mil reais, sendo que uma loja da marca demanda um investimento inicial de 175 mil reais.
  • 12. Fantasia

    12 /27(Divulgação/Fantasia)

    A microfranquia da Fantasia é um quiosque de 4 m² e exige um investimento inicial de 88 mil reais. O modelo foi concebido especialmente para pontos comerciais como hipermercados e galerias. A ideia é que o ponto só tenha produtos de alto giro, os campeões de venda da rede. Uma franquia do quiosque tradicional custa a partir de 150 mil reais.
  • 13. inFlux

    13 /27(Divulgação)

    A rede inFlux English School tem um modelo de negócio voltado para cidades pequenas e para locais em que o aluguel dos pontos de vendas é caro. A influx Slim foi lançada no segundo semestre do ano passado e tem o investimento inicial de 150 mil reais. Já para ter uma franquia convencional, é preciso desembolsar a partir de 207 mil reais a 300 mil reais.
  • 14. Lig Lig

    14 /27(Divulgação/Lig Lig)

    Há 23 anos, a rede Lig-Lig sempre abriu franquias em ruas. A marca lançou um modelo de loja para shopping, que demanda um espaço de 40 m² a 50 m². O investimento inicial varia de 210 mil a 335 mil reais, sendo que uma loja de rua é preciso desembolsar a partir de 350 mil reais. O prazo de retorno é de 24 a 36 meses.
  • 15. Los Paletereos

    15 /27(Divulgação/Los Paleteros)

    Food truck, delivery e vending machine são os novos modelos de negócio da Los Paleteros. A marca também tem outros canais de vendas como loja, quiosque e mini quiosque. Um food truck demanda uma equipe de quatro funcionários e um investimento inicial de 215 mil reais. No caso da vending machine, a máquina automática de paletas custa a partir de 50 mil reais, mesmo valor do investimento inicial do modelo delivery.
  • 16. Mahogany

    16 /27(Divulgação)

    A Mahogany possui três formatos de franquias: quiosques, lojas de rua e de shopping. O novo modelo da marca, o Mahogany Light, tem investimento inicial de até 100 mil reais, com retorno entre 24 e 36 meses. A loja é menor e conta com um portfólio de produtos compacto.
  • 17. Master House

    17 /27(Divulgação/Master House)

    A Master House Manutenção e Reformas tem um novo modelo de franquia. A opção de conversão de bandeira é voltada para empresários que desejam trocar de rede ou que desejam deixar a marca própria. O investimento inicial varia de 10 mil reais a 15 mil reais. O capital é usado na reformulação da identidade visual, taxa de franquia e custos iniciais. O valor de uma franquia tradicional é de 40 mil reais.
  • 18. Megamatte

    18 /27(Divulgação/Megamatte)

    A rede Megamatte lançou recentemente o formato de microfranquia da marca. Com área mínima de 9m², o modelo requer um investimento inicial de 80 mil reais. A primeira unidade foi inaugurada no ano passado, no Rio de Janeiro. O investimento inicial dos outros formatos da rede varia de 145 mil reais a 295 mil reais.
  • 19. Menthes

    19 /27(Divulgação/Menthes)

    A rede Menthes faz parte do Grupo Educacional Augusto Cury e oferece cursos para interessados em trabalhar inteligência e saúde emocional. No novo modelo, as unidades poderão ter a partir de duas salas, com estrutura física a partir de 130 metros quadrados. Uma franquia no modelo convencional exige um investimento inicial de 250 mil reais. Nesse novo formato, o investimento inicial é de 200 mil reais.
  • 20. My Gloss

    20 /27(Divulgação)

    Uma franquia da My Gloss em um shopping center exige um investimento inicial entre 330 mil reais a 500 mil reais. O novo formato da marca é menor e voltado para pontos comerciais na rua e cidades do interior. Nesse caso, o franqueado precisa desembolsar entre 160 mil reais a 180 mil reais.
  • 21. OdontoCompany

    21 /27(Divulgação)

    A OdontoCompany é uma de rede de clínicas odontológicas e lançou um novo formato de franquia voltado para cidades com até 30 mil habitantes. O modelo oferece de três a quatro consultórios e investimento inicial menor que o do formato tradicional da marca. No novo modelo, o investimento inicial varia de 100 mil reais a 145 mil reais. Já de uma franquia tradicional, é preciso desembolsar a partir de 180 mil reais.
  • 22. NTW Contabilidade e Gestão Empresarial

    22 /27(Divulgação/NTW Contabilidade e Gestão Empresarial)

    O novo modelo de negócio da NTW Contabilidade é voltado para atrair micro e pequenos empreendedores contábeis e foi lançado há três meses. O investimento inicial de uma franquia é de 16,9 mil, sendo que no modelo tradicional o valor é de 26,9 mil reais. O retorno do investimento ocorre num prazo entre 18 e 30 meses e a lucratividade chega a 30% do faturamento após o primeiro ano.
  • 23. Patroni Expresso

    23 /27(Divulgação/Patroni Expresso)

    A Patroni, rede de franquia de pizzas, carnes e massas, lançou o projeto piloto do Patroni Expresso em novembro do ano passado. O investimento inicial é de 150 mil reais, sendo que o modelo classic custa a partir de 400 mil reais. O modelo Expresso é voltado para lugares com movimentação de pessoas como estádios de futebol, estações de metrô, centros empresariais, entre outros. O prazo de retorno é de 18 a 24 meses.
  • 24. Pello Menos Slim

    24 /27(Divulgação/Pello Menos Slim)

    O conceito loja slim de depilação a cera da Pello Menos é uma loja com apenas cinco cabines. Criada em fevereiro desse ano, uma franquia desse modelo demanda um espaço de 50m² a 60m² e de, no mínimo, quatro funcionários. Enquanto o investimento de uma loja tradicional é a partir de 350 mil reais, no conceito slim o valor cai para 180 mil reais.
  • 25. San Martin

    25 /27(Divulgação)

    A San Martin é uma rede de franquias de seguros e lançou a modalidade Ramos Nobres. Nesse formato, o investimento inicial é de 7,9 mil reais e o franqueado só poderá oferecer determinados produtos. O modelo tradicional da marca custa a partir de 24,9 mil reais.
  • 26. Sóbrancelhas

    26 /27(Divulgação)

    A Sóbrancelhas Truck é novo formato de negócio da rede especializada em serviços para sobrancelhas. O franqueado pode levar a unidade móvel para o local que escolher. A marca conta com outros modelos como quiosque e loja de shopping. No novo formato, o investimento inicial é de 150 mil reais. O prazo de retorno do capital investido é de 12 meses.
  • 27. Agora, leia mais sobre franquias

    27 /27(Divulgação/Koni Store)

  • Acompanhe tudo sobre:abf-franchising-expodicas-para-seu-negocioFranquiasFranquias baratasFranquias de quiosquesMicrofranquias

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame