20 atividades em julho para quem quer abrir seu próprio negócio
Confira cursos, eventos, palestras e seleções que possuem inscrições ou ocorrem no próximo mês
Mariana Fonseca
Publicado em 30 de junho de 2018 às 11h00.
Última atualização em 7 de julho de 2018 às 23h45.
São Paulo - Julho é mês de férias escolares e de Copa do Mundo - mas, para quem quer empreender ou já empreende, também é um mês para buscar conhecimento e fazer networking.
Uma das formas mais fáceis de adentrar o ecossistema de pequenas empresas e startups é participando de eventos. Por isso, EXAME selecionou cursos , encontros e seleções que possuem inscrições ou ocorrem no próximo mês. Algumas atividades, inclusive, são gratuitas.
Confira, a seguir, atividades em julho para quem quer abrir (ou já possui) seu próprio negócio:
1 — Aceleradora de Impacto Social da Periferia
Inscrições: até 16 de julho, pelo site
Custo: gratuito
Data da atividade: variável
Onde: São Paulo
A Aceleradora de Impacto Social da Periferia, ouANIP, tem o objetivo de potencializar uma nova geração de negócios de impacto social que atuam nos distritos do Jardim Ângela (M’Boi Mirim), Capela do Socorro e Campo Limpo (Capão Redondo). O processo vai selecionar cinco negócios e os empreendedores selecionados receberão até 20 mil reais de capital semente.
Entre os temas a serem abordados durante o processo de aceleração: mitos sobre a divisão entre impacto social e negócios; impacto social, indicadores e avaliação; gestão financeira; marketing digital; questões jurídicas; inovação; estruturação e refinamento do negócio; e conteúdos adaptativos de acordo com a demanda de cada negócio selecionado.Após o processo de aceleração estão previstas mentorias durante seis meses.
2 — Apresentação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - Cietec
Inscrições: até a véspera, pelo site
Custo: gratuito
Data da atividade: 26 de julho
Onde: São Paulo
OCentro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) realizará um evento para apresentar sua Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, em parceria com oInstituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) da USP. Além do funcionamento da incubadora e do Cietec, serão abordados aspectos sobre empreendedorismo inovador, como os conceitos de inovação de base tecnológica e capital, fomento e apoios disponíveis às empresas inovadoras.
3 — Artemisia Lab Alimentação
Inscrições: até 16 de julho, pelo site
Custo: gratuito
Data da atividade: de agosto de 2018 a janeiro de 2019
Onde: variável (inscrições de todo o Brasil)
O Artemisia Lab Alimentação, programa de aceleração de curto prazo, é destinado a empreendedores com soluções inovadoras em alimentação focadas nos desafios da população de baixa renda. As organizações realizadoras – Artemisia e Fundação Cargill – vão selecionar até 15 negócios.
As soluções buscadas são para acesso a verduras e legumes; produção próxima ao consumidor; acesso a refeições equilibradas; prevenção em nutrição/saúde; educação para uma alimentação saudável e equilibrada; armazenamento adequado para evitar perdas e desperdícios; e apoio à gestão pública. Os três empreendimentos com melhor desempenho ao longo do programa poderão receber um capital semente de até 20 mil reais.
4 — B2Mamy Pulse
Inscrições: até 30 de julho, pelo site
Custo: gratuito
Data da atividade: de agosto a novembro
Onde: São Paulo
A B2Mamy, aceleradora que conecta mães empreendedoras ao ecossistema de inovação, está com inscrições abertas para o B2Mamy PULSE. O programa, que acontece com apoio do Campus São Paulo, propõe uma aplicação totalmente prática e imediata para a ideia ou empresa durante quatro meses. O intuito do B2Mamy Pulse é criar uma rede de capacitação e conexões em torno dessa mãe empreendedora, de forma a impulsioná-la de maneira sustentável e com foco em tração, introduzindo as integrantes no mundo das startups e gerando oportunidades reais.
5 — Brasil em Código
Inscrições: até a véspera, pelo site
Custo: 162 reais
Data da atividade: 5 de julho
Onde: São Paulo
O evento, organizado pela Associação Brasileira de Automação, tem como tema “Tudo conectado a tudo”. O encontro promove uma tarde de networking entre os diretores e gerentes da entidade com mais de 400 executivos das principais empresas do país e especialistas em tendências de tecnologia, indústria e logística. Alguns dos temas trabalhados são “Fábrica conectada pela Indústria 4.0”, “Indústria 4.0 aplicada ao setor de alimentos e bebidas” e “Novos tempos da transformação digital impactando empresas e pessoas.”
6 — Café com Empreendedoras de Bauru
Inscrições: até a véspera, pelo site
Custo: contribuição opcional de 21 a 50 reais
Data da atividade: 17 de março
Onde: Bauru (São Paulo)
O Café com Empreendedoras, realizado pela Rede Mulher Empreendedora, é uma oportunidade de conhecer outras donas de negócios, aumentar seu networking, divulgar sua empresa por meio de pitches e ainda contar com conteúdo e histórias inspiradoras. Alguns temas trabalhados serão tranquilidade financeira e o poder da comunicação no seu negócio.
7 — Congresso Empreendedorismo e Gestão da Pequena Empresa
Inscrições: até 1º de julho, pelo site
Custo: a partir de 150 reais
Data da atividade: 4 a 6 de julho
Onde: São Paulo
O 10º Congresso Empreendedorismo e Gestão da Pequena Empresa - EGEPE tem como tema central “Caminhos para o fortalecimento do empreendedorismo: transformando possibilidades em realidades”. O encontro tem como objetivo reunir profissionais, professores, estudantes e interessados das áreas de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas visando o intercâmbio de estudos, ideias e experiências.
O X EGEPE oferece muitos workshops, painéis e encontros temáticos, palestras, apresentação de trabalhos, cobrindo diversos aspectos do empreendedorismo e gestão de pequenas, enfocando capital intelectual, contabilidade, educação, empreendedorismo feminino, estratégia, finanças, internacionalização, marketing, tecnologia da informação e sustentabilidade.
8 — Ecossistema de Economia Criativa
Inscrições: até a véspera, pelo site
Custo: gratuito
Data da atividade: 4 de julho
Onde: Campinas (São Paulo)
Oprofessor José Eduardo Azarite, da Inova Business School, vai ministrar a palestra “Ecossistema da Economia Criativa”. Gratuito e aberto ao público. O especialista apresentará como a economia criativa se traduz em benefícios às empresas, seus acionistas e à sociedade, e como funciona o ecossistema dessa nova filosofia.
9 — Eletrolar Show 2018
Inscrições: até a véspera, pelo site
Custo: gratuito
Data da atividade: 23 a 26 de julho
Onde: São Paulo
O Eletrolar Show é uma feira de negócios voltada para a indústria e o varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares e TI. A13ª edição do evento apresentará cerca de 10 mil produtos de 700 marcas nas categorias das linhas branca e marrom, portáteis, TI, telefonia, automotivo, bem-estar, utilidades domésticas, móveis, serviços, esporte e lazer, para 29 mil visitantes da indústria e do varejo.
10 — Enactus Brasil 2018
Inscrições: até 13 de julho, pelo site
Custo: gratuito
Data da atividade: 18 a 20 de julho
Onde: Fortaleza (Ceará)
Promovido pela Enactus Brasil, organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social entre os universitários, o Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) deste ano terá como tema “Nossa beleza está em nossas diferenças”.
Além de diversos debates sobre diversidade no ambiente de trabalho, o evento contará com a “Estação de Inovação”, onde empresas e organizações mostram seus valores, cultura e as iniciativas inovadoras que implementam nos mercados em que atuam.
No Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social, será possível conhecer pesquisas, trabalhos e palestras que têm o empreendedorismo social como foco. Por fim, cases de sucesso desenvolvidos por universitários participantes dos Times Enactus, feitos por universitários que fomentam o empreendedorismo local, farão apresentações e o campeão representará o Brasil no Campeonato Internacional, em outubro, no Vale do Silício (EUA).
11 — Inovação e Experiência do Consumidor - Como criar experiências marcantes aliadas à tecnologia
Inscrições: até a véspera, pelo site
Custo: gratuito
Data da atividade: 5 de julho
Onde: São Paulo
O ProVA (Laboratório Brasileiro de Inovação do Varejo) realizará a palestra “Inovação e Experiência do Consumidor - Como criar experiências marcantes aliadas à tecnologia”. Direcionado a varejistas, o evento é gratuito e abordará conceitos gerais do varejo, cases de sucesso, estratégias e dicas práticas para criar experiências focadas nos consumidores e capazes de gerar uma grande diferenciação no mercado.
12 — Programa de Aceleração da Visa
Inscrições: até 8 de julho, pelo site
Custo: gratuito
Data da atividade: variável
Onde: São Paulo
A Visa, empresa global de tecnologia de pagamento, abre as inscrições da segunda turma do seu programa de aceleração de startups em 2018.
O Programa de Aceleração da Visa busca dois perfis distintos de startups. São escolhidas startups ainda em estágio embrionário (classificadas como Start) e aquelas que já estão estabelecidas no mercado (batizadas de Growth). Ambas passam por um processo de imersão, bootcamp e elaboração de estratégias. Para as startups do Start, o programa tem duração de três meses. Já para as iniciativas do Growth, o período total de aceleração e incubação é de quatro meses, sendo um mês de imersão no Vale do Silício, nos Estados Unidos.
13 — Ranking 100 Open Startups
Inscrições: até o término das vagas, pelo site
Custo: gratuito
Data da atividade: 4 de julho
Onde: São Paulo
O Ranking 100 Open Startups Brasil 2018, que lista as startups mais atraentes na visão do mercado, anunciará os negócios inovadores escolhidos no dia 4 de julho. O evento, organizado pelo movimento 100 Open Startups, contará ainda com a participação da professora Saras Sarasvathy, da The Darden School, University of Virginia, uma das maiores pesquisadoras do universo do empreendedorismo e responsável por introduzir o conceito de Effectuation para o mundo.
14 — Retail Tech Pitch Day - Cia. Hering
Inscrições: até o término das vagas, pelo site
Custo: gratuito
Data da atividade: 16 de agosto
Onde: Blumenau (Santa Catarina)
A varejista Heringestá convocando startups, por meio de chamada pública, a apresentarem soluções inovadoras para o varejo. Com foco na potencialização das vendas, no aperfeiçoamento da produtividade do varejo e na melhora da experiência dos consumidores nas lojas, a Cia. Hering procura startups que possam acelerar os processos de venda física e online e aprimorar a comunicação e o engajamento de toda a sua rede de marcas.
Tecnologias de inteligência artificial, internet das coisas, realidade aumentada, realidade virtual, analytics, robotização, big data e demais soluções que possam revolucionar o varejo serão avaliadas pela companhia. As 10 a 15 empresas selecionadas exporão seus projetos a executivos e colaboradores da Cia. Hering no Retail Tech Pitch Day.
Depois que as startups se apresentarem neste evento, a varejista escolherá as empresas que mais tiverem aderência ao negócio para que realizem uma imersão nas áreas de negócio para a condução de um projeto piloto com a companhia.
15 — Seleção do Fundo BR Startups
Inscrições: até 2 de julho, pelo site
Custo: gratuito
Data da atividade: variável
Onde: variável (inscrições de todo o Brasil)
O Fundo BR Startups anuncia a abertura do processo de seleção para investimento em startups de múltiplos setores. Formado por grandes corporações – Microsoft, Banco Votorantim, Monsanto, Grupo Algar, Banco do Brasil Seguros, Qualcomm, ES Ventures e AgeRio – e sob a gestão da MSW Capital, o BR Startups investe entre 500 mil reais e 3 milhões de reais para ajudar as startups realizarem a conexão entre a fase de investimento anjo e uma rodada de investimento Série A.
A seleção realizada pelas empresas participantes do fundo considera que a startup tenha pelo menos dois fundadores dedicados, de preferência um com foco em marketing e vendas e outro na tecnologia e desenvolvimento do produto ou serviço, e que já tenha tido receitas de, no mínimo, 60 mil reais nos últimos 12 meses.
16 — Selo Molde – Selo de Excelência em Moda
Inscrições: até 31 de julho,pelotelefone2536-3944
Custo: 5 parcelas de 908,61 reais
Data da atividade: 7 de agosto
Onde: Rio de Janeiro
Realizado pelo Senac Botafogo,o Selo MOLDE – Selo de Excelência em Moda é voltado para empresários ou gestores de empresas do setor de moda do estado do Rio de Janeiro com até cinco anos de existência que tenham interesse em desenvolver e aprimorar seus processos de gestão.
Ao final do curso, que possui duração de 111 horas/aula, o participante será capaz de desenvolver o planejamento estratégico da empresa a partir de conceitos e técnicas de gestão empresarial, finanças e marketing. O objetivo é garantir excelência na qualidade dos produtos e serviços oferecidos e melhorias nos processos organizacionais, com base na sustentabilidade do negócio.
17 — Startup Farm Ahead I Banco do Brasil
Inscrições: até 1º de julho, pelo site
Custo: gratuito
Data da atividade: variável
Onde: São Paulo
O programa Ahead | Banco do Brasil, feito pela Startup Farm em parceria com o banco, vai selecionar até dez startups de qualquer segmento. O programa conta com uma ampla rede de mentores, investidores e especialistas do mercado e as startups selecionadas estarão seis meses em ritmo intenso de aceleração. A edição busca startups de todos os mercados que usem tecnologia de forma inovadora e soluções que resolvam problemas na área de Wellness, Customer Analytics e Wealth Tech.
Além do programa de aceleração, a Startup Farm terá o importante papel de estreitar o relacionamento do BB com as startups, tanto para prover soluções para o banco, consumir os produtos deste ou até mesmo trabalharem em conjunto na criação de novos soluções.
18 — Startup Weekend Tubarão
Inscrições: até o término das vagas, pelo site
Custo: 100 reais
Data da atividade: 20 a 22 de julho
Onde: Tubarão (Santa Catarina)
O Startup Weekend é um evento que dura 54 horas. Ao longo de um fim de semana, empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups. É o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 700 cidades em todos os continentes.
19 — Startups Connected - Bayer
Inscrições: até 27 de junho, pelo site
Custo: gratuito
Data da atividade: de julho a setembro
Onde: variável (inscrições de todo o Brasil)
A Bayer, multinacional alemã com foco em ciências da vida, convida startups de todo o Brasil para a 3ª edição do programa de aceleração Startups Connected, da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. Neste ano, a companhia lança um desafio sobre “Agricultura Sustentável”. A startup vencedora ganhará o Prêmio Startups Connected 2018, que é composto de diversos benefícios: vaga no programa de aceleração, check-up de maturidade, e associação exclusiva à Câmara Brasil-Alemanha, por exemplo.
Além da Bayer, outras sete empresas anunciaram temas para serem resolvidos pelas startups, são eles: Crescimento Populacional (BASF); Excelência Industrial (Schuler); Geração Hidroelétrica Inteligente (Voith Digital Solutions); Gerenciamento Energético Residencial (Siemens); Mobilidade Conectada (Volkswagen); Mobilidade Urbana (Confederação Alemã das Câmaras de Indústria e Comércio - DIHK) e Papel e Celulose (Voith Paper).
20 — Utilizando a Inteligência Artificial para customizar ofertas e otimizar a experiência do cliente
Inscrições: até a véspera, pelo site
Custo: gratuito
Data da atividade: 17 de julho
Onde: online
Organizada pela Sage, multinacional britânica de software de gestão, a palestra online e gratuita “ Utilizando a Inteligência Artificial para customizar ofertas e otimizar a experiência do cliente” irá mostrar técnicas e conceitos para que os empreendedores e donos de pequenase médiasempresas possam incorporar a inteligência artificial nas rotinas administrativas de seus negócios de forma efetiva. O webinar será ministrado por Arnon Bruno dos Santos,gerente de operações de marketing na Sage.