PME

15 franquias para quem quer abrir o próprio negócio nos finais de semana

Muitas franqueadoras perceberam a demanda de quem já possui um emprego, mas procura obter uma renda extra nas horas vagas

Empreendedora sonhando: veja algumas opções de franquias que permitem a dedicação apenas nos finais de semana (Foto/Thinkstock)

Empreendedora sonhando: veja algumas opções de franquias que permitem a dedicação apenas nos finais de semana (Foto/Thinkstock)

Mariana Fonseca

Mariana Fonseca

Publicado em 24 de maio de 2019 às 06h00.

Última atualização em 28 de maio de 2019 às 19h32.

As franquias, como todo negócio próprio, costumam exigir dedicação integral. Porém, muitas franqueadoras perceberam a demanda de quem já possui um emprego, mas procura obter uma renda extra nas horas vagas.

EXAME elencou algumas opções de franquias que permitem a dedicação apenas nos finais de semana. Lembrando que franquias com menor jornada de trabalho não excluem a obrigação do futuro franqueado de pesquisar sobre os setores pretendidos, analisar bem o contrato de franquia e perguntar para outros franqueados sobre a experiência com a franqueadora.

Ficou interessado? Confira, a seguir, opções de franquias para quem quer ter um negócio nos finais de semana:

1 -- Bem Seguros e Créditos

Dinheiro na carteira

(DircinhaSW/Getty Images)

A Bem Seguros e Créditos realiza empréstimos, seguros, consórcios e financiamentos. Criada em 2004, a rede passou a franquear no mesmo ano. Hoje, possui 30 unidades em operação.

No modelo Home, de trabalho em casa, o faturamento médio mensal é de 8 mil reais e o lucro médio mensal é de 4,8 mil reais.

Home
Investimento inicial: 15 mil reais
Prazo de retorno: 3 meses

2 -- Bocattino Box

Bocattino Box

Bocattino Box (Bocattino Box/Divulgação)

A rede de franquias de alimentação Bocattino Box foi fundada em 2005 e passou a franquear quatro anos depois. Hoje, possui nove unidades em operação.

Segundo a marca, algumas de suas lojas operam apenas nos finais de semana, com pedidos delivery, e outras apenas na semana. Um franquia apresenta faturamento médio mensal de 60 mil reais, com taxa de lucratividade média de 15 a 20%.

Investimento inicial: 149 mil reais
Prazo de retorno: 19 a 24 meses

3 -- Ceofood

Ceofood

(Ceofood/Divulgação)

O Ceofood se propõe a ser o “iFood das periferias”. Criado em 2017, começou a franquear no mesmo ano e acumula 105 unidades em operação, responsáveis por prospectar estabelecimentos em sua região. O faturamento médio mensal de uma franquia é de 4,5 mil reais, com taxa de lucratividade média mensal de 50%.

Investimento inicial: 8 mil reais
Prazo de retorno: 6 a 10 meses

4 -- D’Pil

D'Pil

(D'Pil/Divulgação)

A rede de franquias de estética D’Pil foi fundada em 2009, tendo como carro-chefe a depilação por luz pulsada. Hoje, possui 220 unidades em operação. O faturamento médio mensal é de 30 mil reais, com lucro médio mensal de 13,5 mil reais.

Investimento inicial: 98,5 mil reais
Prazo de retorno: 21 meses

5 -- Doutor Sofá

Doutor Sofá

(Doutor Sofá/Divulgação)

A Doutor Sofá, rede franqueadora de limpeza e impermeabilização de estofados, começou em 2013 e passou a franquear dois anos depois. Hoje, tem 51 unidades em operação. O faturamento médio mensal de uma franquia vai de 10 a 25 mil reais, com lucro média mensal de 6 a 12 mil reais.

Investimento inicial: 28 mil reais
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

6 -- Escape60

Escape60, empreendimento na Vila Olímpia

(Eduardo de Souza/Escape60/Divulgação)

A rede de franquias de jogo de escape Escape 60 foi inaugurada em 2015. Hoje, possui 14 unidades em operação: 12 no Brasil, uma no Chile e outra no México. Uma unidade da rede apresenta faturamento médio mensal acima de 50 mil reais, com taxa de lucratividade média mensal entre 15 e 20%.

Investimento inicial: 300 mil
Prazo de retorno: 24 meses

7 -- Ice Cream Roll

Ice Cream Roll

(Jaqueline Costa/Ice Cream Roll/Divulgação)

A Ice Cream Roll é uma rede de franquias de sorvetes criada em 2017. A marca possui 12 unidades em operação atualmente. O faturamento médio mensal de uma loja é de 42 mil reais, com taxa de lucratividade média de 22%.

Investimento inicial: 99,3 mil reais
Prazo de retorno: 13 a 16 meses

8 -- Laundromat

(Tiago Pitta/Laundromat/Divulgação)

A Laundromat, rede de lavanderias franqueadas, foi criada em 1987. Hoje, possui 90 unidades em operação. O faturamento médio mensal de uma lavanderia vai de 15 a 20 mil reais, com taxa de lucratividade média mensal de 35 a 45%.

Investimento Inicial: 55 mil reais
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

9 -- Minds English School

Minds

(Juliana Queissada/Minds/Divulgação)

A rede de escolas de idiomas Minds English School foi fundada em 2007 e passou a franquear no ano seguinte. Hoje, possui 74 unidades em funcionamento.

A marca tem quase 70% dos seus franqueados que trabalham apenas aos sábados. O faturamento médio mensal de uma escola é de 50 mil reais, com taxa de lucratividade média mensal de 25 a 35%.

Investimento inicial: 210 a 230 mil reais
Prazo de retorno: 24 meses

10 -- Miniso

Miniso

A Miniso é uma rede de inspiração japonesa especializada em produtos acessíveis, de roupas até papelaria. A empresa nasceu em 2013 e chegou ao Brasil quatro anos depois. Franqueando desde 2018, a Miniso possui 44 unidades em operação.

De acordo com a Miniso, a loja é estruturada e com suporte da central para ser mantida pelo proprietário mesmo trabalhando em outro lugar durante a semana. O faturamento médio mensal de uma unidade é de 500 mil reais, com taxa de lucratividade média mensal de 10%.

Investimento inicial: 1,5 milhão a 2,5 milhões de reais
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

11 -- Mr. Fit

Mr. Fit Café

(Mr. Fit Café/Divulgação)

A rede de franquias de alimentação saudável Mr. Fit foi criada em 2013 e começou a franquear no ano seguinte. O faturamento médio mensal de uma unidade vai de 4 a 20 mil reais, com taxa de lucratividade média de 30%.

Microfranquia Freezer
Investimento inicial: 12 mil reais
Prazo de retorno: 6 a 24 meses

12 -- Mr. Kids

Mr. Kids

(Mr. Kids/Divulgação)

A Mr. Kids, rede de vending machines com brinquedos, foi criada em 2012. Hoje, tem 500 máquinas próprias e 7.000 máquinas franqueadas em operação. O faturamento médio mensal de uma unidade vai de 1,8 a 30 mil reais, com taxa de lucratividade média mensal de 35 a 40%.

Investimento inicial: 18,7 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

13 -- Nutri Shop

Nutri Shop

(Eiji Yamasaki/Nutri Shop/Divulgação)

A Nutri Shop, rede de franquias de venda de suplementos online, foi criada em 2016 e começou a franquear no ano seguinte. Hoje, possui 3 centros de distribuição e 352 franqueados pelo mundo. O faturamento médio mensal de um franqueado é de 10 mil reais, com taxa de lucratividade média de 18 a 20%.

Investimento inicial: 9 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

14 -- Snackel

Snackel

(Snackel/Divulgação)

A Snackel, rede de franquias de petiscos para pets, foi fundada no ano passado. Hoje, possui sete unidades em operação. O faturamento médio mensal de uma franquia é de 30 mil reais, com taxa de lucratividade média entre 20 e 30%.

Investimento inicial: 63 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

15 -- TFlow

TFlow

(TFlow/Divulgação)

A rede de franquias TFlow é especializada na venda de camisetas, bermudas e bonés. Fundada em 2013, a marca começou a franquear quatro anos depois. Hoje, possui 76 lojas em operação. No modelo de vendas diretas, chamado Ouro, o faturamento médio mensal é de 10 mil reais, com taxa de lucratividade média mensal de 40%.

Ouro (modelo porta a porta)
Investimento inicial: 14,7 mil reais
Prazo de retorno: 4 meses

Acompanhe tudo sobre:Franquias

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar