Exame Logo

11 filmes inspiradores para jovens empresários

No embalo de A Rede Social, confira 10 outros filmes com lições importantes para jovens empreendedores em busca do sucesso

A Rede Social (2010) (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2010 às 09h56.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h37.

Nesta sexta-feira (03/12) estreia oficialmente nos cinemas brasileiros A Rede Social, um polêmico retrato do criador de um dos mais bem-sucedidos serviços online da atualidade, o Facebook. O filme mostra a trajetória do tímido programador Mark Zuckerberg para fazer da sua rede social, criada em um quatro de dormitório em Harvard, um fenômeno global.

Exageros da ficção à parte, o filme pinta um quadro interessante de como um “geek” de 20 e poucos anos se transformou no mais jovem bilionário do mundo. Disputas por propriedade intelectual, brigas entre sócios e a busca por um investidor fazem parte da trama – e da realidade de muitos dos jovens empresários que começam um negócio.

Confira a seguir uma lista com 10 outros filmes, recomendados pelo YoungEntrepreneur.com , que trazem lições importantes para jovens empreendedores em busca do sucesso. Deixe aqui também as suas sugestões.
  • 2. e-Dreams (2001)

    2 /11

  • Veja também

    e-Dreams é um retrato dos altos e baixos da era das ponto.com. O documentário conta a história da ascensão e queda da loja de conveniência online Kozmo.com, que usava entregadores equipados com bicicletas para levar os pedidos à casa dos internautas.

    O filme segue a trajetória dos investidores americanos de origem coreana Joseph Park e Yong Kang, que com 20 e poucos anos abriram a empresa em um pequeno depósito, com meia dúzia de funcionários. Em um ano, eles chegaram a ter 3 mil funcionários e atendiam 11 cidades, atraindo 250 milhões de dólares em investimentos. A Kozmo.com se preparava para abrir o capital quando a bolha da internet estourou, em abril de 2000. e-Dreams é um importante alerta contra o deslumbramento com os mercados emergentes.
  • 3. Startup.com (2001)

    3 /11(Divulgação)

  • Os amigos Kaleil Isaza Tuzman e Tom Herman têm um sonho em comum desde a adolescência: criar sua própria empresa ponto.com e ficar ricos. Com 20 e poucos anos, eles finalmente têm a ideia que pode mudar seus destinos: um sistema que vai revolucionar a forma como as prefeituras processam multas de trânsito. Assim nasce a GovWorks.com.

    Esta é a trama de Startup.com, mais um documentário que acompanha a criação de uma empresa de internet passa a passo até o estouro da bolha. O filme mostra como uma parceria de negócios pode afetar uma amizade de longa data e retrata ainda os desafios de levantar dinheiro para uma ideia que praticamente ainda não saiu do papel.
  • 4. O Triunfo dos Nerds (1996)

    4 /11(Divulgação/Divulgação)

    Eles são os pioneiros do fenômeno que transformou empresas de garagem – literalmente – em impérios bilionários. O Triunfo dos Nerds conta a história da revolução da computação pessoal, que aconteceu nos anos 1970 e 1980.

    O documentário revela os bastidores de eventos que mudaram a história da humanidade – como o lançamento do Apple II e a criação da Microsoft – e apresenta as figuras que os protagonizaram – jovens extremamente talentosos e totalmente amadores, que inventaram uma indústria. Acompanhe a trajetória de Bill Gates, Steve Jobs e companhia e entenda como os nerds conquistaram o mundo.
  • 5. Piratas do Vale do Silício (1999)

    5 /11(Divulgação/Divulgação)

    Piratas do Vale do Silício é a versão romantizada de uma das rivalidades mais célebres do mundo da computação: Apple x Microsoft. A película volta no tempo e conta as histórias dos jovens Bill Gates e Steve Jobs, suas experiências na universidade, a fundação das suas empresas e as decisões controversas que levaram à criação de dois dos maiores impérios da informática.

    O filme começa no início da década de 1970 e termina em 1985, pouco antes de Steve Jobs ser demitido da Apple. A história é narrada do ponto de vista de Steve Wozniak e Steve Ballmer, os respectivos co-fundadores da Apple e Microsoft.
  • 6. Wall Street - Poder e Cobiça (1987)

    6 /11(Divulgação)

    Já consagrado em todas as listas de filmes de negócios, o clássico Wall Street não poderia faltar nesta. Bud Fox é um operador de bolsa de Wall Street no início dos anos 1980, com sede de chegar ao topo.

    É quando o bem-sucedido Gordon Gekko cruza o seu caminho e resolve adotá-lo como pupilo, introduzindo-o à filosofia “greed is good" (“a ganância é boa”). Trabalhando com Gekko, Fox embarca em um mundo de boa vida, dinheiro rápido e mulheres irresistíveis. Aclamado pela crítica, Wall Street é um alerta contra os riscos da ambição desmedida.
  • 7. O Segredo do Meu Sucesso (1987)

    7 /11(Divulgação)

    Brantley Foster é um jovem talentoso vindo do Kansas que decide tentar uma carreira em Nova York. Quando chega à grande maçã, descobre que as coisas não são tão simples quanto parecem. Sem opções, vai trabalhar para o tio Howard Prescott, que comanda uma empresa multimilionária, cuidando do setor de correspondências.

    No meio do caminho, ele encontra um atalho: começa a se passar por executivo, sob o nome de Carlton Whitfield. Um clássico da Sessão da Tarde, com pelo menos uma lição importante: atitude é tudo no mundo corporativo.
  • 8. Selvagens em Wall Street (1993)

    8 /11(Divulgação)

    Baseado em fatos reais, o filme conta a história de F. Ross Johnson, que se transformou de office boy em CEO de uma grande empresa em Nova York.

    Diante de um projeto que pode colocar o futuro da companhia em jogo, ele decide tentar levantar dinheiro para comprar a empresa. O plano parece promissor, mas quando empresários gananciosos entram na jogada, começa um leilão de preços que pode colocar tudo a perder. Uma lição sobre os bastidores de uma aquisição hostil.
  • 9. O Primeiro Milhão (2000)

    9 /11(Divulgação)

    Seth Davis é um jovem que abandonou a universidade e mantém um cassino ilegal no seu apartamento. Em busca da aprovação do pai, que é juiz federal, ele decide aceitar um emprego como corretor de ações em uma empresa de investimentos.

    O filme mostra a rotina de jovens ambiciosos e competitivos, fazendo de tudo para ficarem ricos. O que Seth não sabe é que o seu trabalho tem um lado obscuro que poderá colocar sua carreira e vida pessoal em jogo.
  • 10. Big Night (1996)

    10 /11(Divulgação)

    Os irmãos italianos Primo e Secondo lutam para salvar o seu restaurante na América. Primo é o chef talentoso que não quer desperdiçar seu dom em pratos pouco interessantes que os clientes querem comer no dia a dia, enquanto Secondo tenta manter o empreendimento viável apesar dos escassos clientes.

    O dono de um restaurante próximo – o medíocre, porém bem-sucedido Pascal – dá uma ideia para salvar o negócio: uma noite especial com a apresentação de uma celebridade do jazz. Um retrato divertido das dificuldades de tocar um pequeno negócio em família.
  • 11. Jerry Maguire - A Grande Virada (1996)

    11 /11(Divulgação/Divulgação)

    Jerry Maguire tinha tudo - dinheiro, sucesso, uma carreira promissora -, mas decide ouvir sua consciência e toma uma atitude que o leva a ser demitido da agência esportiva onde trabalhava.

    O filme mostra as dificuldades de um executivo que tem reconstruir sua carreira do zero, lidando com as pressões e deslealdade da concorrência. A principal mensagem é que vale a pena se manter fiel aos seus princípios – pelo menos na ficção.
  • Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresPequenas empresasStartups
    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame