10 startups que bombaram em 2012
Especialistas em startups indicaram as empresas brasileiras e estrangeiras que se destacaram neste ano
Da Redação
Publicado em 18 de dezembro de 2012 às 12h47.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h12.
São Paulo – O sucesso de uma startup pode vir de várias maneiras, de notoriedade pública a dinheiro entrando no caixa. Entretanto, os empreendedores sabem que é preciso muita dedicação e conhecimento sobre o assunto para se destacar. Com a ajuda de Marcio Filho, associado da Inseed Investimentos e coordenador do Desafio Brasil, Daniel Pereira, cofundador da Papaya Ventures e da LUZ Consultoria, e Camila Farani, diretora no Gávea Angels e co-fundadora do Lab22, Exame.com listou 10 startups que se destacaram nesse ano e, segundo os especialistas, estão no caminho certo.
A EasyTaxi ajuda a encontrar um táxi por meio de um aplicativo para smartphone ou pelo site da startup. Em outubro deste ano recebeu um aporte de 10 milhões de reais da Rocket Internet, grupo especializado na criação de empresas. Hoje, o app pode ser utilizado nas cidades do Rio de Janeiro e em São Paulo. Em breve, chegará a cidades como, Salvador, Belo Horizonte, Buenos Aires, Santiago, Curitiba e Cidade do México.
Fundado em abril deste ano, o Chef’s Club é um clube gastronômico que reúne restaurantes da cidade e oferece desconto para seus membros. A ideia da startup foi inspirada em modelos similares presentes na Dinamarca e Inglaterra. Os clientes só precisam apresentar seu cartão nos restaurantes cadastrados para receber o desconto. “É uma das grandes promessas alternativas a compra coletiva”, afirma Pereira. O objetivo da startup é de alavancar o faturamento em horários ociosos dos estabelecimentos. Em sete meses de funcionamento, já são mais de 12 mil associados.
A Pagpop foi fundada pelo dentista brasileiro Márcio Campos e usa um dispositivo que faz com que o celular possa ser usado também como uma máquina de cartões de crédito. Ele investiu 50 mil reais no começo do negócio e recebeu apoio da aceleradora carioca 21212. Em outubro deste ano, a startup recebeu parte do investimento de 40 milhões de dólares da Intel Capital, braço de investimentos da empresa de tecnologia Intel.
O site Oppa foi criado no final do ano passado e é especializado na venda de móveis e objetos de decoração. O alemão Max Reichel, que era consultor na McKinsey e estudou na Harvard Business School, é o CEO da startup. Em outubro deste ano,recebeu uma rodada de investimentos de 13 milhões de dólares do fundo de investimento Valar Ventures, do bilionário Peter Thiel e dos fundos Monashees Capital, Kaszek Ventures, Thrive Capital e Micky Malka.
Em abril deste ano, o Instagram, fundado pelos empreendedores Mike Krieger e Kevin Systrom, foi comprado pelo Facebook. O app de compartilhamento de fotos para smartphones atingiu a marca de 100 milhões de usuários. O negócio envolveu 1 bilhão de dólares.
A IDXP, fundada por Gustavo Lemos, desenvolveu uma tecnologia que rastreia e permite monitorar o comportamento dos consumidores em tempo real. Por meio de etiquetas inteligentes nos carrinhos de compras, são gerados relatórios online sobre os itens comprados.
“Apesar do volume de e-commerce crescer cada vez mais, o varejo ainda é o carro-chefe”, afirma Filho. A expansão da empresa em 2013 é focada em três mercados: Estados Unidos, França e Brasil.
“Apesar do volume de e-commerce crescer cada vez mais, o varejo ainda é o carro-chefe”, afirma Filho. A expansão da empresa em 2013 é focada em três mercados: Estados Unidos, França e Brasil.
O Descomplica é um site de aulas virtuais que tem como objetivo ajudar alunos a se prepararem para o vestibular e o Enem. Fundado em 2010 por Marco Fisbhen, o portal educacional conta com 3000 vídeos de aulas gravadas. “A startup recebeu aporte de diversos fundos do Vale do Silício, inclusive do investidor do Facebook, Peter Thiel”, conta Marcio Filho.
A startup Baby.com.br foi lançada em outubro de 2011 e é especializada no comércio de produtos para mães e gestantes. Criada pelos americanos Davis Smith e Kimball Spencer-Thomas, tem como sócia a apresentadora Angélica. Recebeu aporte de fundos de investimentos no Brasil e nos Estados Unidos, como Monashees Capital e Ron Conaway. Em junho deste ano recebeu uma rodada de investimentos no valor de 16,7 milhões de dólares dos fundos Accel Partners e Tiger Global (investidora da Netshoes e do Peixe Urbano).
Fundado em setembro de 2011, o GetNinjas é uma plataforma online de contratação e anúncios de serviços. O site faz uma ponte entre prestadores de serviços e consumidores. A startup recebeu aportes de capital da Kaszek Ventures e da Monashees Capital. Em julho deste ano, o GetNinjas venceu o prêmio de startup do ano do The Next Web Brazil Startup Awards, competição que selecionou as melhores startups do Brasil.
O AirBnB é uma startup norte-americana que oferece serviço de locação de quartos, apartamentos e casas. Fundado em 2008 e com sede em São Francisco, nos Estados Unidos, é possível fazer reservas no Brasil desde o começo deste ano. Eles já levantaram mais de 120 milhões de dólares em investimento e compraram outras três startups.