PME

10 startups de destaque na América Latina

Blog The Next Web, especializado na cobertura de tendências tecnológicas, listou 10 negócios da região para ficar de olho

Romero Rodrigues, fundador do BuscaPé, uma das startups mais bem-sucedidas da América Latina (Raul Junior/Você S/A)

Romero Rodrigues, fundador do BuscaPé, uma das startups mais bem-sucedidas da América Latina (Raul Junior/Você S/A)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2011 às 18h48.

São Paulo – De olho na movimentação dos investidores do Vale do Silício, cada vez mais interessados em colocar dinheiro em startups latino-americanas, o blog The Next Web, especializado na cobertura de tendências tecnológicas, listou 10 negócios da região para ficar de olho.

“Muitos podem parece simples cópias à primeira vista, mas um olhar mais atento vai revelar como eles se adaptaram aos mercados locais”, destaca o blog, acrescentando: “Eles também refletem a importância das redes sociais e da mobilidade na região”.

Confira as seguir as 10 startups listadas no ranking:

1. BuscaPé

Velho conhecido do consumidor online brasileiro, o comparador de preços BuscaPé é citado como um dos casos de sucesso mais proeminentes da região. Lançado em 1999, o site foi adquirido pelo grupo sul-africano Naspers em uma transação de 342 milhões de dólares.

2. PagosOnline

Versão colombiana do PayPal, o PagosOnline foi lançado em 2002. O Buscapé adquiriu 75% do negócio em 2010, o que significa que ele também é parte do grupo Naspers. Sua função é integrar diferentes soluções de pagamento, incluindo cartões de crédito, transferências e boletos bancários.

3. Vostu

Fundada em 2007, a Vostu foi criada por estudantes de Harvard e tem sede em Nova York, mas o DNA de seus fundadores é brasileiro. Voltada ao publico latino-americano, atende mais de 50 milhões de usuários com jogos sociais para plataformas como Facebook e Orkut. Em novembro de 2010, recebeu um aporte de 30 milhões de dólares dos fundos Tiger Global Management e Accel Partners, que também apoiaram o Facebook.

4. Mentez

Atuando exatamente no mesmo ramo que a Vostu, a Mentez também divide suas operações entre Estados Unidos e Brazil. A startup tem 22 milhões de usuários ativos no Orkut semanalmente e outros 10 milhões no Facebook. Recebeu investimentos da Insight Venture Partners.


5. Eventioz

A Eventioz é uma plataforma argentina para registro de eventos que permite que os clientes gerenciem cada etapa do processo, do envio dos convites ao pagamento dos fornecedores. Tem como clientes grandes companhias como Telefonica, McDonald’s e Endeavor.

6. Restorando.com

Similar ao serviço de reservas de mesas OpenTable, o argentino  Restorando.com nasceu em outubro de 2010. A empresa tem em seu conselho vários ex-executivos do MercadoLivre, site de leilões online que fez sua estreia na Nasdaq em 2007 com um IPO de 400 milhões de reais. A startup tem operações em Buenos Aires e São Paulo e recebeu investimentos em abril deste ano do Atomico, empresa de capital de risco criada por um dos fundadores do Skype.

7. Smowtion

Criada na Argentina, em 2008, a Smowtion é uma startup com foco em anúncios online que tem apoio da Endeavor. A plataforma está disponível em oito línguas e conecta anunciantes a mais de 217 milhões de usuários únicos todos os meses.

8. Junar

A Junar é uma ferramenta online gratuita que permite a usuários realizar pesquisas em conjuntos de dados. A empresa argentina foi uma das primeiras a serem selecionadas pelo Startup Chile, programa de incentivo do governo chileno para atrair startups ao país, e recebeu 40 mil dólares. Em seguida, recebeu um aporte de 1,2 milhão de dólares de dois fundos chilenos.

9. Movile

Sediada em São Paulo e com escritório em outros cinco países latino-americanos, a Movile provê conteúdo de entretenimento e ferramentas de pagamento para plataformas móveis para mais de 100 milhões de usuários no mundo. Com 10 anos de vida, faz parte do grupo Naspers desde 2008.

10. DeskMetrics

A DeskMetrics provê uma solução de análise monitoramento de uso de softwares para desktops que funciona como uma espécie de “Google analytics”, permitindo que as empresas entendam melhor como seus produtos estão sendo utilizados nas máquinas dos usuários. A empresa mineira recebeu 200 mil dólares em investimentos de um grupo de investidores anjo e tem clientes espalhados pelo globo.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresPequenas empresasStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar