10 opções de franquias móveis
Food truck, lava-rápido e pet shop são algumas das opções de franquias sobre rodas
Da Redação
Publicado em 25 de novembro de 2014 às 05h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h58.
São Paulo – Trânsito, falta de tempo, comodidade. Esses são alguns fatores que levaram redes de franquias a lançarem modelos de negócios móveis, que podem ir até o cliente ou estacionar em pontos estratégicos. Com a moda dos food trucks, mais gente está aderindo a esta modalidade de negócio. Confira nas fotos acima dez exemplos de franquias móveis para quem quer investir.
Usado em eventos, o modelo food truck da franquia segue o mesmo padrão da marca e pode ser estacionado também em parques e locais com fluxo intenso. O investimento inicial é de 150 mil reais, semelhante ao que o franqueado faz em uma loja convencional. O prazo de retorno é de 18 a 24 meses.
O modelo de delivery com reboque pode ser usado em um raio de 3 quilômetros da franquia do empreendedor. O investimento inicial é de 30 mil reais, sendo 15 mil reais para taxa de franquia, 10 mil reais do reboque e outros 5 mil reais do kit de trabalho inicial.
A rede de sanduíches Big X Picanha investiu 1,5 milhão de reais no projeto e lançou recentemente seu food truck. De acordo com a marca, o modelo terá investimento inicial de 250 mil reais, com retorno previsto entre 12 e 18 meses.
A rede oferece serviços de funilaria e só trabalha com o formato de franquia móvel, para levar o prestador até o cliente sempre que ele precisar de um conserto. O investimento inicial é de 190 mil reais, com prazo de retorno de 24 meses.
A rede de franquias oferece serviços de manutenção de veículos, como troca de óleo e filtros, no local escolhido pelo cliente. O investimento inicial para a marca é de 37 mil reais, com possibilidade de faturamento de 23 mil reais ao mês, se o franqueado atender cinco veículos por dia.
A rede de espetinhos têm vários formatos de franquias. A carrocinha móvel pode ser usada em eventos e também outros espaços com grande fluxo de pessoas. O investimento inicial é o mais baixo da rede: 30 mil reais. O prazo de retorno esperado é de 16 meses.
Vendendo pizzas pré-assadas que são aquecidas na hora do pedido, a Franquia da Pizza estima que seu formato de food truck deve alcançar 30 unidades neste ano. O franqueado precisa de três funcionários e investimento inicial de 65 mil reais.
A rede Los Cabrones foi criada em 2010 e virou franquia neste ano. Loja de rua, loja express e food truck são os formatos de expansão. O investimento para abrir um food truck de comida mexicana é de 63 mil reais, no mínimo. O faturamento é estimado em 45 mil reais.
A rede de pet shops cresceu fazendo atendimentos em frente a prédios e condomínios. O investimento inicial para uma franquia é de 140 mil reais, já com o custo de aquisição da van. O retorno é esperado para até 20 meses, com faturamento estimado de 15 mil reais ao mês.
Especializada em cervejas e outras bebidas, a rede oferece dois formatos de franquia móvel. O Resgate do Santo é um veículo equipado com bar e que atende eventos e reuniões de amigos. Já o Carrinho dos Milagres é voltado para locais públicos, como praias, e vem equipado com chopeira. O investimento vai de 35 mil a 90 mil reais, conforme o modelo.