10 franquias a partir de R$ 25 mil
Confira opções de franquias de alimentação, saúde e serviços com valores a partir de 25 mil reais
Da Redação
Publicado em 13 de dezembro de 2012 às 05h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h12.
São Paulo – Ao investir capital para abrir uma franquia , primeiramente, é preciso se identificar com a marca e conhecer bem sobre termos específicos da área como, taxa de royalties e o COF (Circular de Oferta de Franquia). Além disso, é preciso muita dedicação do franqueado, pois este não pode depender somente da marca para faturar. Confira a seleção que Exame.com preparou para quem deseja ser dono de um negócio próprio. Clique nas fotos ao lado e veja 10 opções de franquias de setores variados cujo investimento inicial varia de 25 mil a 345 mil reais.
A rede norte-americana Jan-Pro é especializada em oferecer serviços profissionais de limpeza. A marca é uma das maiores franquias do mundo, com mais de 12 mil franqueados e possui diferentes modelos de franquias. O investimento do modelo de franquia gerencial começa em 25 mil reais e é indicado para quem pensa em comandar uma equipe. Neste valor, está incluso equipamentos e produtos químicos e a garantia do primeiro cliente. O faturamento médio é de a partir de 80 mil reais por ano. O prazo de retorno é de 12 meses.
O Instituto New Pilates é uma franquia que atua na área de saúde e tem estúdios de aulas de pilates. Sua matriz está localizada em Fortaleza, no Ceará. O perfil ideal do franqueado é que seja um fisioterapeuta com formação em pilates. O investimento inicial de uma unidade de 56 a 68 metros quadrados é de 28 mil reais. O faturamento mensal bruto pode chegar a 36 mil reais. O prazo de retorno é de 8 a 14 meses.
A rede de franquias House Shine é especializada na prestação de serviços de limpeza de residências e imóveis comerciais. Fundada em 2008, iniciou sua expansão por meio do franchising em julho deste ano. A taxa de franquia é de 32,5 mil reais e o faturamento bruto é de 80 mil reais. A expectativa da marca é de atingir 300 unidades até o final de 2013. O prazo de retorno é de 12 a 24 meses
Criada em 1999, a rede de franquias Empada Brasil conta com 66 unidades franqueadas e duas próprias. São dois formatos de franquias: loja e quiosque. A taxa de franquia é de 30 mil e 40 mil reais, respectivamente. A área mínima para abrir um quiosque é de 6 metros quadrados e, no caso da loja, de 40 metros quadrados. A empresa espera fechar o ano com um faturamento entre de até 25 milhões de reais. O prazo de retorno é de 18 a 24 meses.
A Fini começou a expandir seus negócio por meio do franchising neste ano. A marca pertence ao grupo espanhol Sánchez Cano e está no Brasil há 10 anos. Há opções de lojas ou quiosques e a taxa de franquia é de 30 mil. As lojas exigem uma área de 30 metros quadrados e os quiosques, nove. O prazo de retorno é de 24 meses.
A CI foi criada em 1988 e é uma empresa de intercâmbio e turismo para jovens. Hoje, a marca soma 69 unidades. Para uma loja de rua é preciso um espaço mínimo de 70 metros quadrados e estacionamento. A taxa de franquia varia de 10 mil a 20 mil reais. O faturamento médio das franquias é de 320 mil reais por mês. O prazo de retorno é de 24 a 29 meses.
Fundada em 1998, a rede de franquias Via Verde é especializada no comércio de produtos naturais. Hoje, a marca tem 23 unidades franqueadas e uma própria. O faturamento médio mensal de uma unidade é de 72 mil reais e a taxa de franquia é de 30 mil reais. O prazo de retorno é de 24 a 30 meses.
A Fantasia é uma rede de franquias especializada em produtos licenciados da Disney. Para adquirir uma unidade da rede em formato quiosque é preciso ter um espaço de seis metros quadrados e são necessários cinco funcionários por ponto. O faturamento médio mensal de R$ 42 mil e a taxa de franquia é de 50 mil reais. O prazo de retorno é de 20 meses.
A marca Márcia Barbieri é especializada na criação e comercialização de roupas infantis femininas e foi criada em 1997. Hoje, a empresa tem dez unidades, sendo uma própria. A metragem de uma loja é de 40 a 60 metros quadrados. No caso de shopping centers, é preciso uma equipe de quatro funcionários. O faturamento médio mensal é de 80 mil a 100 mil reais. O prazo de retorno é de 36 meses.