Negócios

Warren Buffett fecha acordo bilionário na área de energia

Grupo do gestor americano comprará a companhia de energia PacifiCorp por 5,1 bilhões de dólares. É a maior aquisição da Berkshire Hathaway desde 1998

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Após um longo período afastado de grandes negócios, o bilionário Warren Buffett está de volta com uma aposta razoavelmente grande no setor de energia. A companhia MidAmerican Energy Holdings, que pertence ao grupo Berkshire Hathaway controlado por Buffett fechou um acordo para comprar a companhia PacifiCorp por 5,1 bilhões de dólares, além de assumir mais 4,3 bilhões em dívidas da empresa. Atualmente, a PacifiCorp pertence à britânica Scottish Power.

O acordo, que poderá acelerar o processo de consolidação do setor energético americano, irá criar uma companhia com atuação em dez estados e com uma carteira de três milhões de consumidores de eletricidade e gás natural, segundo o americano The Wall Street Journal (se você é assinante, leia ainda reportagem de EXAME sobre o fraco desempenho da Berkshire Hathaway no ano passado).

Para os especialistas do setor, o acordo arquitetado por Buffett é um marco em seus negócios. A aquisição será a maior da Berkshire Hathaway desde 1998 e encerra um período no qual Buffett sempre lamentava a falta de oportunidades para grandes operações. De seu lado, o bilionário americano escolheu um setor que oferece retornos estáveis e bom potencial de ganhos por meio da melhoria da eficiência. O reverso da moeda é que o setor energético, nos Estados Unidos, está se enfraquecendo devido a problemas de infra-estrutura e a questões regulatórias decorrentes de uma legislação antiquada.

Ao anunciar o acordo, nesta quarta-feira (25/5), Buffett afirmou que "o setor energético é provavelmente o único em que o grupo Berkshire pode encontrar oportunidades de investir somas significativas de capital". O bilionário também informou que espera realizar novas aquisições no setor nos próximos dez ou 20 anos. Atualmente, a MidAmerican Energy possui uma companhia energética que atua em quatro estados americanos, além de gasodutos para transporte de gás natural e plantas de geração de energia. A empresa também mantém participações em companhias do Reino Unido.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo no Rappi: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com app de entrega

Como linhas de crédito para COP vão ajudar Dona Lúcia, cozinheira que mudou o modo de comer no Pará

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Casa do Pão de Queijo

Mais na Exame