Negócios

Wal-Mart inaugura cinco lojas no Brasil nesta semana

Investimentos somam 153 milhões de reais e elevam para 313 o total de lojas no país

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O Wal-Mart vai inaugurar cinco lojas nesta semana, o que elevará para 313 o total de unidades em operação no Brasil. O investimento nas novas instalações somou 153 milhões de reais. As lojas somam 20.000 metros quadrados de área de vendas, e vão empregar 1.010 funcionários diretos.

Das cinco cidades que receberão os empreendimentos, duas estão no Nordeste: Carpina, em Pernambuco - cuja loja será inaugurada com a bandeira Todo Dia -; e Fortaleza, no Ceará - com a bandeira Bompreço. O Wal-Mart lidera o mercado nordestino de supermercados e hipermercados, e tem planos de ampliar ainda mais sua presença na região. Até o final do ano, estão previstas mais dez inaugurações na área. Um dos motivos é neutralizar o grupo GBarbosa, recém-adquirido pelos chilenos da Cencosud.

Em setembro, o presidente do Wal-Mart no Brasil, Vicente Trius, informou que a rede pretende encerrar 2007 com 400 milhões de reais investidos no Nordeste. O objetivo é chegar a dezembro com 19 novas lojas na região, sendo oito em Pernambuco, sete na Bahia, três no Rio Grande do Norte e uma no Ceará.

As outras lojas previstas para esta semana foram implantadas nos municípios paulistas de Cotia (bandeira Wal-Mart Supercenter) e Campinas (Sam';s Club), e em Gravataí (bandeira BIG), no Rio Grande do Sul. Segundo a empresa, ao inaugurar a unidade de Cotia, o Wal-Mart atingirá a marca de 3.000 lojas fora dos Estados Unidos. A divisão internacional da companhia - a maior rede de varejo do mundo - foi criada em 1991, no México. De acordo com o balanço divulgado em 13 de novembro, as vendas fora do território americano somaram 63,630 bilhões de dólares entre janeiro e setembro, ou 23% do faturamento total de 268,257 bilhões registrados no período. Enquanto as vendas totais cresceram 8,6% na comparação, a área internacional avançou ao ritmo de 17%. No Brasil, a rede fatura cerca de 13 bilhões de reais por ano, ou cerca de 7,3 bilhões de dólares.

Com informações da Agência Estado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

ApexBrasil e EXAME lançam o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024. Inscreva-se

Como a chef carioca Alessandra Montagne despontou na terra de Alain Ducasse

'Fabricado em Cantão': marcas chinesas garantem espaço nos Jogos Olímpicos de Paris

Uber expande frota com 100 mil carros elétricos da BYD na América Latina e Europa

Mais na Exame