Consumidores passam por loja da Vodafone em Berlim: companhia está sob pressão para mostrar que pode competir com grupos de TV a cabo com uma oferta combinada (Adam Berry/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 4 de abril de 2013 às 12h40.
Londres - A Vodafone está negociando com a Deutsche Telekom para um negócio que permitiria à empresa britânica oferecer TV por banda larga super rápida na Alemanha, disse uma pessoa familiarizada com a situação.
A Vodafone, conhecida como operadora de telefonia celular, que tem de alugar linhas fixas em alguns mercados para oferecer banda larga, está sob pressão de investidores e analistas para mostrar que pode competir com grupos de TV a cabo e empresas de telecomunicações que podem atrair clientes com uma oferta combinada para chamadas de fixo-móvel, banda larga e TV.
A oferta combinada, especialmente de operadoras de TV a cabo, tem-se mostrado mais atraente, conforme consumidores assistem mais programas na TV, laptops e smartphones.
Mas as negociações na Alemanha sobre telefonia fixa e o plano anunciado em março para construir uma rede de fibra de banda larga com a France Telecom na Espanha, mostram que a Vodafone tem outras opções além de aquisições.
A Vodafone não quis comentar e a Deutsche Telekom não respondeu aos pedidos de comentários na quinta-feira.
A pessoa a par da situação, que falou em condição de anonimato, disse que a Vodafone Alemanha e a Deutsche iniciaram as negociações em dezembro sobre concordarem com um novo acordo de vendas para a tecnologia de fluxo de bits chamada VDSL. A empresa britânica tem 34 milhões de clientes na Alemanha.
A tecnologia VDSL ajuda a aumentar a velocidade de uma rede tradicional de cobre e as conversas são sobre o acesso a isso e sobre projetos nos quais a Deutsche está trabalhando, que irão proporcionar velocidades ainda mais rápidas de até 100 Mbits por segundo e garantir a entrega segura da TV pela internet.
A fonte disse que as discussões estavam lentas, mas seriam retomadas em breve, e que a Vodafone não descartou ter que recorrer ao regulador local para procurar ajuda, caso não pudesse chegar a um preço que satisfaça os dois lados.