Negócios

Vivo investe R$ 1 bilhão em rede GSM

Anúncio de investimento em nova tecnologia ocorre no mesmo dia em que a empresa divulga um prejuízo de R$ 493 milhões no segundo trimestre

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Vivo vai investir 1,08 bilhão de reais na instalação da rede GSM, de acordo com comunicado divulgado nesta sexta-feira (21/7). A operadora pretende lançar produtos com a nova tecnologia e manter aqueles oferecidos pela atual rede CDMA.

"O desenvolvimento da rede GSM permitirá à Vivo ampliar sua gama de terminais e oferecer a seus clientes uma ampla cobertura nacional e internacional, beneficiando-se de acordos de roaming com as demais operadoras, inclusive com as controladoras Portugal Telecom e Telefónica Móviles".

Segundo a nota da empresa, "a instalação da rede GSM será iniciada a partir da assinatura dos contratos de fornecimento". A Vivo não quis revelar quais serão os fornecedores.

A empresa também divulgou seus resultados do segundo trimestre do ano, que registrou um prejuízo de 493,1 milhões de reais - quase o dobro da perda apurada no mesmo período do ano passado, de 252,7 milhões de reais.

A receita líquida total, de 2,598 bilhões de reais, mostrou queda de 9,8% no período em relação ao segundo trimestre de 2005, "em função da venda de um número menor de aparelhos e da queda de receita de uso de rede", de acordo com a empresa. Na comparação com o primeiro trimestre do ano, no entanto, houve alta no resultado de 0,8%.

A "acirrada concorrência" prejudicou o desempenho da companhia, de acordo com o comunicado. A taxa de deligamentos na base de clientes ficou em 4,6% no segundo trimestre, "devido a ajustes na base de clientes na seqüência do processo de integração das plataformas e sistemas" - clientes inativos, alguns por fraudes, outros por manterem débitos com a empresa - foram eliminados. No mesmo período do ano passado, a taxa de desligamentos havia sido de 1,7%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame