Verizon compra rival do Zoom e acirra concorrência no home office
"Acreditamos que o futuro das comunicações nos negócios começa hoje", disse Quentin Gallivan, presidente da BlueJeans Network, no comunicado
Karin Salomão
Publicado em 17 de abril de 2020 às 10h49.
Se há uma certeza no mundo dos negócios durante a pandemia do novo coronavírus é que as pessoas nunca se comunicaram tanto por videoconferência. Para entrar nesse mercado em alta, a empresa de telecomunicações Verizon anunciou a aquisição da BlueJeans Network, plataforma de videoconferência e eventos.
O serviço da BlueJeans, concorrente do Zoom, é usado por empresas como o Facebook, Samsung, Dolby e LinkedIn. A concorrência está mais acirrada, com serviços como Teams e o Skype, ambos da Microsoft, e o Zoom.
"O serviço de vídeo baseado em nuvem da BlueJeans atende a uma ampla variedade de segmentos de negócios, de pequenas organizações a algumas das maiores marcas multinacionais do mundo, e desempenhou um papel significativo na continuidade das operações dessas empresas durante o atual aumento do trabalho em casa", escreveu a Verizon em comunicado.
Segundo a empresa, a plataforma será integrada ao plano de desenvolvimento de novas tecnologias de telecomunicações com 5G, para prover soluções de engajamento seguras e ao vivo para uso em áreas como telemedicina, ensino à distância e até trabalho em campo.
"Estamos muito empolgados ao entrar na equipe da Verizon e realmente acreditamos que o futuro das comunicações nos negócios começa hoje", disse Quentin Gallivan, presidente da BlueJeans Network, no comunicado. Entre outras empresas, a Verizon comprou o Yahoo em 2017 e a AOL em 2015.
O valor da aquisição não foi revelado, mas, segundo o Wall Street Journal foi abaixo de 500 milhões de dólares.O número é abaixo do valor de concorrentes. A Microsoft comprou o Skype em 2011 por 8,5 bilhões de dólares. O Zoom, que viu o número de usuários crescer mais de 20 vezes desde o início da pandemia, abriu o capital no ano passado e hoje está avaliado em mais de 31 bilhões de dólares.
O Zoom, aberto para o público geral, chegou a 200 milhões de clientes em março, com 25 milhões de chamadas em um único dia. O Microsoft Teams tem cerca de 44 milhões de usuários.