Negócios

Vasp fecha acordo com Infraero para;quitar;uma de suas dívidas

Apesar do acerto, a estatal decidiu que a Vasp continuará a repassar diariamente as taxas de embarque pagas pelos passageiros. Dívida negociada ontem refere-se a três meses em que o dinheiro que deveria ser transferido quinzenalmente havia sido retido

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Depois de muita negociação, Vasp e Infraero fecharam ontem (20/10) um acordo para o pagamento da dívida de 11 milhões de reais que a companhia aérea tem com a estatal. O acordo prevê que a dívida, acumulada nos últimos três meses e referente à falta de repasse das taxas de embarque pagas pelos passageiros, seja paga em três parcelas até dezembro. Com isso, a Vasp conseguiu resolver um impasse -- e evitar que a Infraero entrasse na Justiça contra a companhia --, mas está longe de sair da crise. No total, a companhia aérea presidida por Wagner Canhedo soma dívidas superiores a 2,5 bilhões de reais e tem o governo como seu principal credor.

Apesar do acordo, a Infraero decidiu que a Vasp continuará a repassar diariamente à estatal as taxas de embarque pagas pelos passageiros -- como vem fazendo desde o último dia 13. Em geral, essas taxas são pagas pelas companhias aéreas quinzenalmente, mas em virtude dos atrasos, a Infraero decidiu endurecer o jogo. A mesma medida já foi tomada em outras épocas com a própria Vasp e também com a Varig.

Nos próximos dias, o presidente da Infraero, Carlos Wilson, terá de conversar com representantes de outra companhia inadimplente: a Varig. A empresa gaúcha tem até 31 de outubro para renegociar uma dívida de 118 milhões de reais acumulada neste ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame