Negócios

VarigLog pede ajuda de executiva e do BNDES para salvar Varig

Maria Silvia Bastos Marques atuará como consultora; aérea pode contar com financiamento para adquirir jatos da Embraer

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A VarigLog sinalizou nesta quarta-feira (16/8) que deve contar com a ajuda de duas fontes importantes na reestruturação da Varig. A primeira já está certa e anunciada: Maria Silvia Bastos Marques, ex-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), foi contratada como consultora e ajudará a criar o plano de formação da nova Varig. A segunda seria o financiamento da compra de aviões por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e ainda depende de negociação.

A contratação de Maria Silvia foi confirmada pela VarigLog nesta quarta-feira (16/8). A participação da executiva no caso Varig já era esperada pelo mercado, mas os detalhes de sua atuação ainda não foram explicitados pela empresa.

Também nesta quarta-feira a VarigLog se reuniu com o BNDES para discutir um financiamento para a compra de aviões. Representantes da empresa e da instituição marcaram reunião para as 15 horas de hoje para discutir as condições financeiras que poderiam ajudar a Varig a comprar da Embraer. A Varig, que hoje opera com 10 aeronaves, pretende chegar a 2008 com 50 aviões.

Pouco antes do início da reunião, o BNDES anunciou a criação de uma linha que estimulará a compra de aviões de fabricantes nacionais. Pelas regras do banco, o financiamento será de até 85% do valor da aeronave - 90% do valor será corrigido pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) e 10% em dólares.

De acordo com o presidente do BNDES, Demian Fiocca, a linha foi criada para beneficiar todo o setor aéreo, e não apenas a Varig.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

21 franquias baratas a partir de R$ 3.000 para começar a empreender antes do Natal

Ela empreendeu em vez de prestar concurso. Hoje, a empresa dela movimenta R$ 320 milhões

Dia do Empreendedor: 8 livros recomendados por fundadores e CEOs de sucesso

Restaurante por quilo cresce com vendas online, aposta em IA e vira negócio milionário