Negócios

Varig vai ao BNDES tentar garantir empréstimo

O presidente da Varig, Roberto Macedo, se encontra pela primeira vez com o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde que assumiu a empresa, há duas semanas. Macedo tem uma reunião marcada com o vice-presidente do banco, Darc Costa da Luz, para tentar negociar ajuda financeira para a empresa. A Varig está tentando obter […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

O presidente da Varig, Roberto Macedo, se encontra pela primeira vez com o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde que assumiu a empresa, há duas semanas. Macedo tem uma reunião marcada com o vice-presidente do banco, Darc Costa da Luz, para tentar negociar ajuda financeira para a empresa.

A Varig está tentando obter um empréstimo da ordem de 100 milhões de dólares ou pelo menos garantir o aval do banco nas dívidas da companhia com seus principais credores, a BR Distribuidora e o Banco do Brasil.

Em troca do financiamento - que, segundo a Varig, é essencial para o funcionamento da companhia aérea até setembro, mês em que deverá ser concretizada a fusão com a TAM - o governo estaria exigindo um documento que garanta a irreversibilidade da fusão.

O contrato de irreversibilidade deve ser redigido esta semana, com ajuda do Banco Fator. A Varig não está conseguindo entrar num acordo com a TAM sobre sua participação na nova empresa. A participação da Varig, segundo a própria companhia, já está acertada em 5%.

A visita de Macedo ao BNDES acontece dois dias após a destituição do Conselho Curador da Fundação Rubem Berta, controladora da Varig. No último sábado (24/5), o presidente Iutaka Imagawa e os seis integrantes do conselho foram destituídos, numa decisão tomada em assembléia do colégio deliberante (72% do total dos integrantes do colégio votaram pela saída do ex-presidente). Imagawa era resistente ao projeto da fusão e seu afastamento pode dar novo impulso ao processo. Norberto Hoffman, diretor comercial da Varig em Porto Alegre (RS), assumiu a presidência do conselho.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame