Exame Logo

Varig anuncia demissão de 5,5 mil funcionários

Sindicato promete paralisação em Congonhas na próxima terça-feira (1/8)

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Varig divulgou na tarde desta sexta-feira (28/7) um comunicado avisando que a companhia entrará na nova fase de reestruturação, o que implicará na demissão de 5 500 dos atuais 9 485 funcionários."Está sendo promovida uma adequação do quadro funcional da empresa às reais necessidades de operações do momento", afirma a nota.

O início das demissões foi informado aos empregados da aérea em nota assinada pelo presidente da companhia. Marcelo Bottini. "Os funcionários estão sendo avisados do desligamento por seus superiores e, em casos excepcionais, por correspondência, já que alguns não possuem pontos fixos de trabalho". Há, no entanto, um compromisso de contratação paulatina daqueles que forem demitidos, à medida que a Varig recupere sua frota e retome os vôos nacionais e internacionais.

Veja também

O comunicado afirma ainda que a companhia dará prioridade de atenção, neste primeiro momento, aos serviços essenciais da companhia: atendimento ao cliente, operação e manutenção. A companhia prometeu que a reestruturação e as demissões não afetação a atividade da áerea.

A nota não foi bem recebida pelos funcionários. Claudinei Rodrigues, diretor do Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo, afirma que, diante da falta de informações sobre o pagamento de salários atrasados há quase quatro meses, cerca de 650 funcionários da Varig estabelecidos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, votaram em assembléia, na tarde de hoje, para que haja uma paralisação na próxima terça-feira (1/8).

A Varig vem operando sob um plano de contingência desde que foi arrematada em leilão pela VarigLog em 20/7. Suas operações estão reduzidas a vôos para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Recife, Manaus, Frankfurt e Buenos Aires, com um total de 10 aeronaves. A companhia também mantém vôos extras para a Europa e América do Sul, além de um diário para Miami e Nova Iorque em dias alternados.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame