Negócios

Vale do Rio Doce aumenta participação na Canico para 99,2%.

Novos papéis custaram cerca de 48 milhões de dólares americanos à mineradora

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

A Companhia Vale do Rio Doce ampliou de 93% para 99,2% a sua participação no capital da mineradora canadense Canico. A operação correspondeu à aquisição adicional de 2,748 milhões de ações ordinárias, ao preço de 20,80 dólares canadenses por papel (cerca de 17,82 dólares americanos). Com isso, a aquisição representou um desembolso extra de 57 milhões de dólares canadenses, ou 48,8 milhões de dólares.

O pagamento desses papéis será realizado até 12 de dezembro. O próximo passo, segundo a mineradora brasileira, será adquirir o 0,8% de ações remanescentes no mercado por meio de uma aquisição compulsória. Para tanto, a companhia recorrerá à Seção 300 do "British Columbia Business Corporation Act" - lei que permite à Vale comprar o restante das ações nas mesmas condições da oferta pública. Quando detiver controle total da Canico, a empresa será deslistada da bolsa de valores de Toronto.

Em 29 de novembro, a Vale havia arrematado 93% do capital da Canico por cerca de 750 milhões de dólares americanos. O principal projeto da nova controlada é o de Onça Puma, no Pará. O projeto prevê a construção de uma planta para a produção de 57 000 toneladas de níquel, com início de produção previsto para 2008. O valor do projeto é de 1,1 bilhão de dólares.

Segundo a empresa, o projeto é importante para que a Vale se transforme em um importante fornecedor mundial de metais não-ferrosos. Atualmente, a companhia detém a liderança da produção mundial de minério de ferro..

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Para se recuperar, empresas do maior hub de inovação do RS precisam de R$ 155 milhões em empréstimos

Investida do bilionário Bernard Arnault, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo por delivery: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com o Rappi

Mais na Exame