Negócios

Turbulências derrubam executivo-chefe da Motorola

Após quatro anos no comando da fabricante de celulares, Edward Zander é substituído em meio a críticas quanto à dificuldade da companhia em manter o ritmo de vendas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A fase turbulenta enfrentada pela fabricante americana de celulares Motorola levou nesta sexta-feira (30/11) à queda de seu executivo-chefe (CEO), Edward Zander, no cargo há quatro anos.

Ele será substituído pelo presidente e executivo-chefe de operações (CIO) da companhia, Greg Brown, mas continuará como presidente do conselho diretivo até a próxima reunião anual de acionistas, em maio, como informa o periódico nova-iorquino Wall Street Journal (WSJ).

O afastamento de Zander do principal posto da companhia ocorre em meio a um ambiente de pesadas críticas quanto à dificuldade da Motorola de encontrar um novo posicionamento no mercado de celulares. Uma das preocupações dos executivos diz respeito à dificuldade em encontrar um produto à altura do telefone Razr, modelo que registrou vendas de 50 milhões de exemplares com base em seu design de espessura ultra-fina e contribuiu para a empresa aumentar sua participação nas vendas totais de celulares em todo o mundo.

Nos últimos meses, uma redução de preços para esse tipo de aparelho e o fracasso em emplacar outros modelos sofisticados empurraram a Motorola para resultados como prejuízo no primeiro trimestre do ano e mais adiante, em outubro, queda de 94% nos lucros, em função de redução na fatia de mercado ocupada pela companhia, segundo o WSJ. No segundo semestre do ano, a companhia perdeu a vice-liderança no ranking mundial do setor para a coreana Samsung, outro fator que colaborou para aumentar as pressões sobre o executivo-chefe da transnacional americana.

Às 11h desta sexta-feira, no horário de Nova York, as ações da Motorola na bolsa local registravam valorização de 0,15%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

ApexBrasil e EXAME lançam o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024. Inscreva-se

Como a chef carioca Alessandra Montagne despontou na terra de Alain Ducasse

'Fabricado em Cantão': marcas chinesas garantem espaço nos Jogos Olímpicos de Paris

Uber expande frota com 100 mil carros elétricos da BYD na América Latina e Europa

Mais na Exame