Negócios

Toshiba vê lucro dobrar e investirá mais em chips

Tóquio - A Toshiba, terceira maior fabricante de chips do mundo, superou expectativas ao divulgar previsões de que seu lucro chegará a mais que o dobro este ano, e afirmou que irá aumentar o investimento devido à forte demanda por chips. Fabricantes esperam uma recuperação acelerada no setor este ano, com consumidores comprando mais smartphones […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Tóquio - A Toshiba, terceira maior fabricante de chips do mundo, superou expectativas ao divulgar previsões de que seu lucro chegará a mais que o dobro este ano, e afirmou que irá aumentar o investimento devido à forte demanda por chips.

Fabricantes esperam uma recuperação acelerada no setor este ano, com consumidores comprando mais smartphones e computadores tablet, mas alguns analistas alertam que um crescimento acelerado em investimentos pode levar a uma nova sobre-oferta.

A Toshiba afirmou que planeja praticamente dobrar seus gastos com chips para 160 bilhões de ienes (1,8 bilhão de dólares) neste exercício social. Sua concorrente, Samsung, também planeja aumentar seus investimentos.

"É compreensível que a Toshiba planeje elevar seus gastos com chips devido à crescente demanda para concorrer com suas rivais sul-coreanas", disse o presidente-executivo da Rakuten Investment Management, Kazutaka Oshima.

A Toshiba, que fica atrás da Samsung no mercado de chips de memória flash tipo NAND, também tenta cortar custos e focar em áreas mais promissoras como energia nuclear e pilhas de íon de lítio para compensar o impacto dos preços voláteis de chips.

Chips tipo NAND são usados em diversos aparelhos como o iPhone e o iPad, ambos da Apple. A Toshiba é a terceira maior fabricante de chips depois da Intel e da Samsung.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasIndústrias em geralempresas-de-tecnologiaLucroIndústriasetor-eletroeletronicoSemp Toshiba

Mais de Negócios

Luana Lopes Lara: 'Não somos casa de apostas', diz bilionária de 29 anos

De hobby na cozinha a marca milionária: o azeite artesanal que virou negócio explosivo nos EUA

Como uma ex-marketeira criou um negócio de milhões vendendo achados de brechó

Sul acelera: cooperativas devem alcançar R$ 45,3 bi em crédito até 2030