Exame Logo

Time Warner rejeita oferta de Rupert Murdoch de US$ 80 bi

Dono do império 21st Century Fox teria feita a oferta no início de junho com o intuito de criar um colosso com receita estimada de US$ 65 bilhões por ano

União de forças: se a proposta fosse aceita, as empresas teriam dois dos maiores estúdios do mundo (Chih-Liang Yeh/Wikimedia Commons)

Tatiana Vaz

Publicado em 16 de julho de 2014 às 12h31.

São Paulo - A Time Warner recusou a proposta de compra feita pela gigante da mídia 21st Century Fox , o império dirigido por Rupert Murdoch , que havia oferecido 80 bilhões de dólares pela empresa nas últimas semanas.

O negócio ousado poderia colocar a Time Warner em jogo, além de acender novamente uma reformulação da indústria da mídia, levando a uma nova onda de consolidação das empresas de mídia americanas.

Veja também

Murdoch construiu um rolo compressor da mídia global ao longo de quase cinco décadas. Com estúdios, canais de televisão e jornais, o conglomerado foi formado a partir de ofertas de compras de concorrentes feitas por ele, todas primeiramente recusadas e depois aceitas.

Juntos, 21st Century Fox e a Time Warner se tornaria um colosso com uma série de redes de televisão e canais como Fox, Fox News, FX, TNT e TBS. Ainda contaria com o canal por assinatura HBO Premium e estúdios de cinema, como a 20th Century Fox e Warner Bros.

As duas ainda poderiam combinar o crescimento dos negócios de esportes da Fox com os direitos de transmissão que a Time Warner detém para o basquete profissional e baseball.

Como parte da proposta para comprar a Time Warner, a 21st Century Fox venderia a CNN para evitar possíveis preocupações com regras de concorrência, já que a Fox News concorre diretamente com a CNN.

A receita conjunta estimada seria de nada menos que 65 bilhões de dólares anuais. Uma economia de custos de 1 bilhão de dólares poderia ser gerada com o negócio.

Resta saber se a Time Warner recusou a proposta, e como as outras empresas, irá se render ao pedido de Murdoch ou não.

Obstinação e dinheiro

Enquanto as negociações entre as duas empresas, até agora, tenha sido considerada amigável, pessoas envolvidas nas discussões disseram que Murdoch está determinado a comprar a Time Warner a qualquer custo.

A proposta de compra parece ter sido feita por ele à companhia no início de junho. E foi desenhada por Murdoch bem antes disso.

Ele teria conversado com amigos dentro da Time Warner para saber a situação financeira da companhia e ofertar exatamente o que sabia que seria melhor considerado pela concorrente.

Na sua carta de proposta, a 21st Century Fox insistiu que planejava manter os gestores mais bem sucedidos da Time Warner e executivos criativos, bem como os seus diversos canais e estúdios.

O valor pago por ação, de 85 dólares, incluiria ainda um prêmio de 25 dólares por ação.

Porém, apontam analistas, um dos pontos de discórdia entre as partes pode ter sido o fato da 21st Century Fox ter baseado suas ofertas nas ações sem direito a voto.

Ao contrário de Time Warner, que não tem acionista controlador, 21st Century Fox é controlado pela família Murdoch. E, no caso de uma venda desta maneira, o poder de Murdoch seria praticamente soberano.

Acompanhe tudo sobre:EmpresáriosEmpresasEmpresas americanasFoxFusões e AquisiçõesNews Corp.PersonalidadesRupert MurdochTime Warner

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame