Negócios

THQ pede concordata e Clearlake quer adquirir ativos

Ativos que serão vendidos incluem os quatro estúdios e os jogos em desenvolvimento pela fabricante


	UFC Undisputed 3, um dos jogos produzidos pela THQ: operações seguem esforços para resolver seus problemas financeiros
 (Divulgação)

UFC Undisputed 3, um dos jogos produzidos pela THQ: operações seguem esforços para resolver seus problemas financeiros (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2012 às 09h23.

San Francisco - A fabricante de videogames anunciou um pedido de concordata, e fechou acordo com o grupo de investimento privado Clearlake Capital Group para uma potencial venda de seus ativos, em um esforço para resolver seus problemas financeiros.

Os ativos que serão vendidos incluem os quatro estúdios e os jogos em desenvolvimento pela THQ. O pedido de concordata foi apresentado a um tribunal de falências no Delaware.

As ações da THQ, cuja negociação foi suspensa temporariamente antes do anúncio, caíram em 74 por cento e fecharam cotadas a 36 centavos de dólar na Nasdaq, quarta-feira.

"Eles estão com os pagamentos de uma de suas linhas de crédito atrasados, e por isso o anúncio não representa grande surpresa", disse Mike Hickey, analista da National Alliance Capital Markets.

Atraso no lançamento de novos produtos e jogos de desempenho medíocre em um mercado de videogames que vem lutando para reverter a queda de vendas "se somaram para resultar na quebra da companhia", disse Hickey.

A THQ anunciou que a Clearlake havia sido selecionada entre os potenciais compradores para apresentar oferta inicial pelos ativos da empresa.

Isso "permite que outras partes interessadas se apresentem com lances concorrentes", afirmou a THQ em comunicado.

As operações da empresa no exterior, incluindo as do Canadá, não são parte do pedido de concordata, a companhia informou.

Hickey afirmou que produtoras maiores de videogames, como a Electronic Arts ou a Ubisoft Entertainment podem se interessar por alguns dos estúdios ou propriedades intelectuais da THQ.

Conhecida por seus jogos de luta e pela série "Saints Row", a THQ vinha perdendo terreno diante da Activision Blizzard e outros rivais de maior porte. Os acionistas aprovaram em junho um plano para reduzir em 10 vezes o número de ações em circulação da companhia, para obter alta de preço e evitar que as ações fossem excluídas do pregão.

A companhia anunciou que a Clearlake e o banco Wells Fargo & Co estão comprometidos a emprestar 37,5 milhões de dólares à THQ, caso o tribunal aprove a transação.

Acompanhe tudo sobre:FalênciasGames

Mais de Negócios

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores

Startups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificial

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões