Negócios

Telemar capta US$ 500 mi no mercado internacional

A holding Tele Norte Leste Participações (Telemar) captou 550 milhões de dólares no mercado internacional, por meio de dois financiamentos. Uma das operações, de 300 milhões, foi liderada pelos bancos Société Générale e KFW (alemão). A segunda operação foi um financiamento de 250 milhões de dólares obtido junto ao Japan Bank for International Cooperation (JBIC). […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A holding Tele Norte Leste Participações (Telemar) captou 550 milhões de dólares no mercado internacional, por meio de dois financiamentos. Uma das operações, de 300 milhões, foi liderada pelos bancos Société Générale e KFW (alemão). A segunda operação foi um financiamento de 250 milhões de dólares obtido junto ao Japan Bank for International Cooperation (JBIC).

Segundo informações da Telemar, os recursos vindos do JBIC serão utilizados para investimentos na companhia. O empréstimo tem prazo de oito anos com amortização semestral.

Já o financiamento liderado pelo Société Générale e pelo KFW será direcionado para substituição de créditos de fornecedores. Com carência de dois anos, o financiamento tem amortização semestral e prazo final de nove a dez anos. A operação tem risco político garantido pelas agências multilaterais da França, Finlândia e Alemanha, respectivamente, Coface, Finnvera e Hermes.

Semana de captações

A Telefônica, operadora de telefonia fixa de São Paulo, anunciou esta semana que conseguiu um empréstimo internacional de 250 milhões de dólares junto ao Japan Bank of International Cooperation. "A operação, a primeira feita diretamente no mercado internacional pela Telesp, foi concluída no final do ano passado", afirmou Gilmar Camurra, vice-presidente de finanças do grupo à agência Reuters. O dinheiro da operação, explicou Camurra, será totalmente utilizado para garantir a expansão da rede da Telesp, cobrindo inclusive parte dos investimentos já realizados em 2002 e cujas parcelas ainda vencem neste ano.

Antes da Telefônica e da Telemar, pelo menos outras duas captações foram concluídas na última semana: a Companhia Vale do Rio Doce, que captou 300 milhões de dólares, e a Companhia Siderúrgica de Tubarão, que assinou contrato para um empréstimo de 39 milhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Dia do Empreendedor: 8 livros recomendados por fundadores e CEOs de sucesso

Restaurante por quilo cresce com vendas online, aposta em IA e vira negócio milionário

Na Hope, peças mais acessíveis atraem novo público — e resultado histórico

'Efeito Ozempic': indústria alimentícia já aposta em refeições menores — e mais nutritivas