Exame Logo

Starbucks enfrenta McDonald's com café de US$ 1

Maior rede de cafeterias do mundo testa venda de versão mais barata da bebida em Seattle

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A Starbucks, que chega a cobrar 4 dólares por alguns drinques à base de café, está testando uma versão mais barata do produto. Em algumas lojas de Seattle, onde está sediada, a empresa está vendendo copos de café por 1 dólar. Os copos têm oito onças líquida, o equivalente a 240 mililitros. O cardápio tradicional da rede contém opções a partir de 12 onças, ou 360 mililitros, por preços de 1,5 dólar. De acordo com o americano The Wall Street Journal, a Starbucks negou que os testes representem uma mudança de estratégia.

A empresa, porém, vem enfrentando forte concorrência de gigantes do ramo de fast food. O McDonald';s, por exemplo, está lançando uma linha de cafés expressos em seus restaurantes americanos. Geralmente, um café pequeno custa 1,50 dólar nos Estados Unidos. O preço estabelecido pela Starbucks é inferior ao cobrado pelo McDonald';s e pela Dunkin'; Donuts por bebidas similares.

Veja também

O copo de oito onças não consta do cardápio da rede, mas já era pedido por clientes sabiam da sua existência. Agora, a cafeteria decidiu lhe dar mais destaque. A rede também está testando a liberação do refil para alguns tipos de bebida, isto é, o cliente pode reabastecer o copo quantas vezes quiser.

A medida é a primeira anunciada pela Starbucks desde o retorno de Howard Schultz, no início deste mês, ao seu comando. O executivo foi responsável por transformar a empresa em um império de cafeterias, e foi reconduzido ao cargo após os sinais de debilidade dos negócios no ano passado. Em 2007, a Starbucks atribuiu o mau desempenho à pressão sobre a renda dos americanos, que reduziram seus gastos e suas visitas às lojas da rede. Os analistas também afirmam que o reajuste de preços promovido pela rede, em parte para compensar o maior custo operacional, também espantou os fregueses.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame