Negócios

Seu novo perfume poderá ter vidro reciclado (sem você notar)

Natura acaba de lançar os primeiros frascos de perfume com vidro reciclado pós-consumo do país

Os primeiros frascos contêm em média 20% de sua massa constituída pelo vidro reciclado (Montagem sobre divulgação)

Os primeiros frascos contêm em média 20% de sua massa constituída pelo vidro reciclado (Montagem sobre divulgação)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 28 de janeiro de 2015 às 18h02.

São Paulo – Já se perguntou sobre o que acontece com aquele frasco vazio de perfume que você joga fora? E se ao invés de virar lixo, ele ganhasse um destino mais nobre, tornando-se uma nova embalagem para outro perfume, por exemplo?

Pois é exatamente isso o que a Natura resolveu fazer. A empresa de cosméticos acaba de lançar seus primeiros frascos de perfume com vidro reciclado pós-consumo, em investida inédita no país.

Inicialmente, o material pós-consumo será usado em algumas das marcas de perfumaria de maior sucesso, como o Natura Humor, Kaiak clássico, Essencial masculino clássico e o Natura Ekos Frescor.

A expectativa da empresa é expandir a inovação para outras submarcas. Os primeiros frascos contêm em média 20% de sua massa constituída pelo vidro reciclado.

Ecofriendly

O uso de material reciclado pós-consumo traz vantagens claras para o meio ambiente. O primeiro deles é uma menor pressão sobre os recursos naturais, já que não será necessário produzir um novo material, mas apenas reutilizar o que já existe.

Segundo, porque você reduz a quantidade de resíduo gerado. Pelos cálculos da Natura, a primeira etapa da iniciativa utilizou aproximadamente 472 toneladas de vidro reciclado, o que evita o descarte de material equivalente a 1,368 milhão de garrafas de 600ml (com peso de 0,345 kg cada).

Além disso, afirma a empresa, a incorporação de vidro reciclado nas embalagens dos perfumes reduz a emissão de CO2 em 357 tCO2/ano.

Essa não é a primeira investida da empresa no mundo dos materiais reciclados. Em 2014, ela lançou o seu primeiro refil de perfumaria com embalagem pet 100% reciclado.

Segundo a Natura, o uso de material reciclado pós-consumo nas embalagens é uma das metas da sua nova Visão de Sustentabilidade.
Até 2020, um dos desafios é utilizar, no mínimo, 10% de material reciclado pós-consumo na massa total das embalagens Natura no país.

Apenas com a introdução do vidro reciclado pós-consumo nos frascos das suas principias linhas de perfume, nesse primeiro momento, o número atingido hoje pela empresa chega a 2,6%.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasNaturaIndústrias em geralindustria-de-cosmeticosSustentabilidadeInovaçãoReciclagem

Mais de Negócios

Com apagão, empresa de geradores vê demanda saltar de 50 para 2.500 por dia

Rock Encantech compra Akropoli para crescer no varejo com open finance

Casa pronta em 48 horas? Empresa mineira acelera entrega de moradia popular

Esperamos uma ‘Black Friday’ de 6 meses com a Copa do Mundo, diz CEO da Amazon Brasil