Negócios

Sem "senhora": Air Canada adota gênero neutro para falar com passageiros

Empresa afirmou em nota que a política é "parte de seu compromisso em respeitar identidade sexual, diversidade e inclusão"

Air Canada: Fundada em 1936, empresa é a maior companhia aérea do Canadá (Air Canada/Divulgação)

Air Canada: Fundada em 1936, empresa é a maior companhia aérea do Canadá (Air Canada/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2019 às 11h12.

Última atualização em 15 de outubro de 2019 às 11h17.

A companhia aérea canadense Air Canada anunciou que não irá mais usar termo definidor de gênero para falar com seus passageiros. Em vez de saudar os passageiros em seus voos com o vacativo "ladies and gentleman" ("senhoras e senhores" ou "damas e cavalheiros", em português), os funcionários da empresa foram orientados a usar "everybody" (ou "todos").

A empresa afirmou em nota que a política é "parte de seu compromisso em respeitar identidade sexual, diversidade e inclusão".

Fundada em 1936, a Air Canada é a maior companhia aérea do Canadá, com uma frota de mais de 350 aviões e transportando anualmente mais de 20 milhões de passageiros. A empresa tem capital aberto na bolsa de Toronto e vale cerca de 12,4 bilhões de dólares canadenses (cerca de 39 bilhões de reais). No ano passado, a empresa teve faturamento de 18,1 bilhões de dólares canadenses e lucro de 1,1 bilhão de dólares canadenses.

A medida vem quatro meses após o governo do Canadá passar a autorizar cidadãos não-binários (isto é, sem gênero definido) a usarem a opção "X" em seus passaportes, em vez de "masculino" ou "feminino". A letra X é comumente usada também em palavras com versão masculina e feminina para fugir das vogais definidoras de gênero, como "a" para mulheres e "o" para homens, no caso da língua portuguesa.

Em março, a United Airlines também tornou-se a primeira empresa nos Estados Unidos a oferecer aos consumidores a opção de "Mx" em vez de "Mr" and "Ms." ("senhor" e "senhora", em inglês), outra medida usada para garantir a neutralidade de gênero dos passageiros.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoCanadácompanhias-aereas

Mais de Negócios

Esta empresa de saúde de SC capta R$ 5,7 milhões para tratar aneurismas com nova tecnologia

China Investe US$ 11 bi para estimular demanda interna com troca de bens em 2025

De olho na Faria Lima, este russo criou um Uber de luxo com carros blindados

Por que Sam Altman está perdendo dinheiro com o ChatGPT?