Negócios

Sede da Volkswagen é alvo em nova investigação

Investigação envolve divulgação de informações exageradas sobre a eficiência no consumo de combustível de seus veículos

Volkswagen: promotores da cidade de Braunschweig revistaram 13 escritórios na sede da empresa em Wolfsburg no começo de março (Stephen Lam/Reuters)

Volkswagen: promotores da cidade de Braunschweig revistaram 13 escritórios na sede da empresa em Wolfsburg no começo de março (Stephen Lam/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 20 de março de 2018 às 19h50.

Berlim - Procuradores alemães disseram nesta terça-feira que promoveram uma operação na sede da Volkswagen como parte de uma nova investigação envolvendo divulgação de informações exageradas sobre a eficiência no consumo de combustível de seus veículos.

A notícia é o mais recente retrocesso nos esforços da empresa alemã para superar o escândalo de 2015, em que admitiu ter fraudado testes de emissões de poluentes de motores a diesel nos Estados Unidos.

Os promotores da cidade de Braunschweig revistaram 13 escritórios na sede da Volkswagen em Wolfsburg, no começo de março, apreendendo documentos e arquivos de computador que serão revisados ​​agora, disse um porta-voz da promotoria, confirmando reportagem da revista alemã WirtschaftsWoche.

O foco das autoridades foi um comunicado divulgado pela Volkswagen em 9 de dezembro de 2015 - cerca de três meses depois do escândalo que ficou conhecido como "dieselgate" ter explodido nos Estados Unidos.

Nesse comunicado, a Volkswagen informou que suas próprias investigações descobriram que o consumo de combustível e, portanto, as emissões de dióxido de carbono (CO2) foram subestimados, em mais de 36 mil veículos.

Esse volume é muito menor que a estimativa preliminar de cerca de 800 mil veículos a diesel e gasolina produzidos cinco semanas antes, o que levou a Volkswagen a alertar que poderia enfrentar um impacto de 2 bilhões de euros (2,5 bilhões de dólares).

A empresa também disse em sua declaração de dezembro de 2015 que não encontrou evidências de alterações ilegais nos dados de emissões de CO2.

Os promotores disseram na terça-feira que estão investigando indivíduos por suspeitas de manipulação de mercado.

A Volkswagen, maior montadora de veículos da Europa, confirmou as buscas, mas recusou mais comentários.

Separadamente, os promotores de Braunschweig investigam o ex-presidente-executivo da Volkswagen Martin Winterkorn, o ex vice-presidente financeiro e atual presidente do conselho de administração Hans Dieter Poetsch, e o atual presidente da marca VW Herbert Dies sobre suspeita de manipulação de mercado relacionada ao diesel gate. A Volkswagen nega qualquer manipulação.

Acompanhe tudo sobre:MontadorasVolkswagenAlemanha

Mais de Negócios

Quem é Ricardo Faria, o 'Rei dos Ovos' que pode entrar no top 10 dos mais ricos

'Rei dos Ovos' pode entrar no top 10 dos mais ricos do Brasil após aporte bilionário

'Rei dos ovos' negocia R$ 5,1 bilhões com Wall Street e mira expansão global

Empresa do 'rei dos ovos' já vale mais que BRF e Marfrig