Negócios

Seca prolongada deve pressionar Sabesp de forma mais severa

Reservatório do Sistema Cantareira, responsável por cerca de um terço do volume total de água produzido pela companhia, está com nível de armazenamento de 12,9%


	Estação de tratamento de esgoto Sabesp: Fitch estima que em 2014 o endividamento líquido da Sabesp medido por dívida líquida ajustada sobre Ebitda aumente para 3,5 vezes
 (Divulgação)

Estação de tratamento de esgoto Sabesp: Fitch estima que em 2014 o endividamento líquido da Sabesp medido por dívida líquida ajustada sobre Ebitda aumente para 3,5 vezes (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2014 às 12h21.

São Paulo - A seca prolongada que provoca redução de um dos principais reservatórios para abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo deverá afetar a Sabesp, companhia de água e saneamento, de forma mais severa que prevista anteriormente, segundo a agência de classificação de risco Fitch.

"As projeções atuais da Fitch relacionadas ao impacto no fluxo de caixa da companhia por uma redução no volume de água e esgoto faturados demonstram pressão moderada a alta sobre o perfil de crédito da Sabesp", disse a Fitch, em nota nesta segunda-feira.

O reservatório do Sistema Cantareira, responsável por cerca de um terço do volume total de água produzido pela companhia, está com nível de armazenamento de 12,9 por cento, enquanto a empresa realiza programa de incentivo que dá descontos na conta a consumidores que diminuírem o consumo em 20 por cento.

A Fitch estima que em 2014 o endividamento líquido da Sabesp medido por dívida líquida ajustada sobre Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) aumente para 3,5 vezes, ante 2,5 vezes ao final de 2013.

"Espera-se que a dívida líquida da companhia se recupere a um nível alinhado com os ratings atuais da companhia assim que as condições hidrológicas retornarem ao padrão normal", diz a Fitch.

A agência acrescenta que frustrações relevantes relacionadas aos ajustes de tarifas ou uma redução no consumo de água além das expectativas da Fitch poderão elevar a alavancagem líquida da companhia para acima de 4 vezes em 2014 e colocar mais pressão nos ratings da Sabesp.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingÁguaDívidas empresariaisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasFitchSabespSaneamentoServiços

Mais de Negócios

Morre Paulo Fernando Fleury, um dos ícones da logística empresarial no país

Franquia de sucesso: como a Domino’s transformou um empréstimo de US$ 900 em um negócio bilionário

Sob nova gestão, iFood prepara investimentos em startups e mira verticais de mercado e de benefícios

Colaboração entre Dell e Microsoft facilita a vida de empresas na gestão do ambiente multicloud

Mais na Exame