Negócios

São Martinho anuncia parceria com Amyris

Juntas, as empresas vão atuar no segmento de especialidades químicas produzidas a partir da cana de açúcar

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

O grupo São Martinho, um dos maiores produtores de álcool e açúcar do Brasil, anunciou nesta quinta-feira (03/12) a criação de uma joint-venture com a companhia norte-americana de tecnologia Amyris. Juntas, as empresas vão atuar no segmento de especialidades químicas produzidas a partir da cana de açúcar.

Para que a transação se consolide, 40% do capital social da usina Boa Vista, controlada pela São Martinho, será alienado. Cerca de 40 milhões de reais serão pagos pela sucroalcooleira no ato da assinatura do contrato.

Além disso, antes mesmo da Amyris realizar a abertura de capital no exterior, o grupo São Martinho será um de seus acionistas, com 50 milhões de reais em ações.

A expertise da São Martinho na produção do carbono renovável com baixo custo aliado à tecnologia da Amyris será responsável pelo funcionamento da cadeia produtiva, desde o cultivo da cana até o produto final.

A São Martinho deve contribuir também com sua experiência no processo de fermentação da cana e atuação em toda o processo sucroalcooleiro.

O grupo Amyris desenvolveu uma técnica, baseada na modificação de leveduras, para conversão da sacarose da cana em "combustíveis avançados e especialidades químicas para o projeto.

O fechamento definitivo da operação ainda está sujeito a devidas aprovações contratuais.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Ex advogada abandona carreira e cria joalheria que fatura milhões por ano

Cozinha, pesquisa no Reddit e US$ 40 mil no 1º mês – a receita para um faturamento de seis dígitos

Ex-CEO da DocuSign apostou neste nicho inusitado e já alcançou US$ 200 mi em receita

Este CEO trabalha até 4h e comanda uma IA que move bilhões no Google