Santander vende 50% de gestora para fundos americanos
Banco espanhol fechou acordo com os fundos de private equity Warburg Pincus e General Atlantic, dos Estados Unidos
Daniela Barbosa
Publicado em 31 de maio de 2013 às 10h11.
São Paulo – Desde o início do mês, rumores de que o Santander estaria negociando a venda de parte de sua operação do Santander Asset Management (SAM) circularam no mercado. Na última quinta-feira, o banco espanhol confirmou a venda de 50% de sua gestora de fundos para a Warburg Pincus e General Atlantic. Juntos, os três serão sócios de uma holding que controla 11 gestoras de fundos de private equity em diversos países.
Segundo comunicado do banco, com a operação, o Santander espera dobrar seu volume de negócios nos próximos cinco anos. De imediato, a transação já gera um ganho de capital líquido de 700 milhões de euros ao banco espanhol.
A transação visa também melhorar a capacidade de o banco competir com gestoras independentes. "Essa operação vai dar Santander Asset Management um perfil internacional mais amplo e oferecer excelentes oportunidades de crescimento", afirmou, em nota Javier Marín, presidente do Santander.
Com o acordo, o Santander vai distribuir produtos geridos pela SAM nos países em que o grupo tem rede de varejo. O banco também espera expandir a distribuição de seus produtos e serviços internacionalmente, além da rede de agências.
O acordo também valoriza o negócio de gestão de ativos do Santander em mais de 2 bilhões de euros. A Warburg Pincus administra carteiras de mais de 40 bilhões de dólares. Já a General Atlantic tem 17 bilhões de dólares em negócios de private equity.
"Esta parceria coloca Santander Asset Management na vanguarda do processo de consolidação do setor. Ela irá nos ajudar a fortalecer o relacionamento com os nossos clientes bancários com uma oferta mais competitiva para atender às suas necessidades de investimento", afirmou Juan Alcaraz, presidente do SAM.
O Santander Asset Management é uma unidade de gestão de ativos globais do Grupo Santander e está presente em 11 países, da Europa, América Latina e América do Norte. A companhia tem ativos de mais de 150 bilhões de euros por meio de fundos de investimentos e fundos de pensão.