Exame Logo

Santander vende 50% de gestora para fundos americanos

Banco espanhol fechou acordo com os fundos de private equity Warburg Pincus e General Atlantic, dos Estados Unidos

Santander: banco espanhou vendeu 50% de sua gestora de fundos (REUTERS/Sergio Moraes)

Daniela Barbosa

Publicado em 31 de maio de 2013 às 10h11.

São Paulo – Desde o início do mês, rumores de que o Santander estaria negociando a venda de parte de sua operação do Santander Asset Management (SAM) circularam no mercado. Na última quinta-feira, o banco espanhol confirmou a venda de 50% de sua gestora de fundos para a Warburg Pincus e General Atlantic. Juntos, os três serão sócios de uma holding que controla 11 gestoras de fundos de private equity em diversos países.

Segundo comunicado do banco, com a operação, o Santander espera dobrar seu volume de negócios nos próximos cinco anos. De imediato, a transação já gera um ganho de capital líquido de 700 milhões de euros ao banco espanhol.

A transação visa também melhorar a capacidade de o banco competir com gestoras independentes. "Essa operação vai dar Santander Asset Management um perfil internacional mais amplo e oferecer excelentes oportunidades de crescimento", afirmou, em nota Javier Marín, presidente do Santander.

Com o acordo, o Santander vai distribuir produtos geridos pela SAM nos países em que o grupo tem rede de varejo. O banco também espera expandir a distribuição de seus produtos e serviços internacionalmente, além da rede de agências.

O acordo também valoriza o negócio de gestão de ativos do Santander em mais de 2 bilhões de euros. A Warburg Pincus administra carteiras de mais de 40 bilhões de dólares. Já a General Atlantic tem 17 bilhões de dólares em negócios de private equity.

Veja também

"Esta parceria coloca Santander Asset Management na vanguarda do processo de consolidação do setor. Ela irá nos ajudar a fortalecer o relacionamento com os nossos clientes bancários com uma oferta mais competitiva para atender às suas necessidades de investimento", afirmou Juan Alcaraz, presidente do SAM.

O Santander Asset Management é uma unidade de gestão de ativos globais do Grupo Santander e está presente em 11 países, da Europa, América Latina e América do Norte. A companhia tem ativos de mais de 150 bilhões de euros por meio de fundos de investimentos e fundos de pensão.

Acompanhe tudo sobre:BancosEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasPrivate equitySantanderSantander CorretoraSócios

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame