Rosalind Brewer assume Walgreens e Fortune 500 tem única CEO negra

Ao se tornar a primeira presidente do gigante de farmácias Walgreen, a executiva Rosalind Brewer realiza feito histórico na lista das 500 maiores empresas dos EUA

A executiva Rosalind Brewer, conhecida como Roz Brewer, acaba de deixar sua posição de COO da rede de cafeterias Starbucks para assumir a presidência da gigante rede de farmácias americanas Walgreens, que tem mais de 21.000 lojas em 11 países e emprega 450.000 pessoas. 

O mundo segue mudando. Siga em evolução com a EXAME Academy

A mudança é histórica porque coloca Roz como a única mulher negra na presidência das 500 maiores empresas do país, a Fortune 500. Em dezembro de 2020 houve um recorde na lista com 41 mulheres CEO, o que na época representava apenas 8% do total.

Brewer, porém, não é a primeira mulher negra na lista. Quem primeiro realizou este feito foi Ursula Burns, presidente da Xerox de 2009 a 2016. 

Com a novidade, Stefano Pessina deixa o cargo de CEO da Walgreens e continua na empresa como conselheiro. Já Roz segue sua carreira depois de ter passado como executiva ou conselheira em empresas como Amazon e Sam's Club. 

Investidores

A chegada de Roz Brewer à presidência da Walgreens animou os investidores. A empresa que agora vale 45 bilhões de dólares na Nasdaq abriu em alta de 11% nesta quarta-feira, 27.

Nos Estados Unidos, os movimentos de ESG estão cada vez mais pressionando gestores a considerar aspectos como a diversidade de gênero e raça entre os executivos das companhias.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.