Negócios

Reuniões entre Varig e funcionários terminam sem acordo

Sindicatos e aérea continuarão discutindo pagamento de salários e verbas rescisórias; em SP, TRT levou questão de dissídio de greve a julgamento e negou bloqueio de 75 milhões de dólares

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Duas reuniões marcadas pela Justiça em busca de um acordo entre a Varig e sindicatos de aeroviários e aeronautas, ambas marcadas para esta terça-feira (1/8), terminaram sem que houvesse avanço.

No Rio de Janeiro, o encontro realizado no Ministério Público do Trabalho (MPT), que discutiu o pagamento de salários atrasados e verbas rescisórias aos empregados demitidos, não trouxe resultados concretos. Uma nova reunião foi marcada para sexta-feira (4/8). O procurador do MPT envolvido no caso, Rodrigo Carelli, disse acreditar em uma solução para o impasse ainda nesta semana. "As partes estão com posições flexíveis, e já temos algumas alterrnativas, mas que ainda precisam ser consolidadas", afirmou.

Na semana passada, a Varig, agora controlada pela ex-subsidiária VarigLog, anunciou o desligamento de 5,5 mil funcionários. A falta de esclarecimentos a respeito das dívidas da aérea com os empregados fez com que a Justiça do Rio de Janeiro bloqueasse, nesta segunda-feira (31/7), 75 milhões de dólares, que haviam sido depositados pela VarigLog em favor da Varig, para garantir o pagamento de verbas rescisórias de funcionários - estima-se que o total dos créditos só com as rescisões chegue a 300 milhões de reais.

Um dos participantes da reunião, Luiz Braga, diretor do Sindicato dos Aeroviários do Município do Rio de Janeiro (Simarj), avisa que, diante da inexistência de um acordo, o sindicato pode apresentar um novo pedido de bloqueio de recursos, desta vez com vistas em outros 75 milhões de dólares que devem ser investidos pela VarigLog na Varig. "Vamos usar todos os recursos jurídicos possíveis", afirma o diretor.

Greve e bloqueio

Também nesta terça-feira, os sindicatos de aeroviários de São Paulo e do município de Guarulhos se reuniram com representantes da Varig no Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo. A audiência pretendia alcançar uma conciliação entre as partes depois que o Ministério Público apresentou um pedido de dissídio coletivo de greve. Como não houve acordo, a questão irá agora a julgamento.

Além disso, o juiz Pedro Paulo Teixeira Manus indeferiu o pedido de bloqueio de 75 milhões de dólares da Varig, já que eles já são alvo de pedido similar da Justiça do Rio. "Não há nos autos notícia do deferimento ou não do referido requerimento, daí porque não era possível saber se a quantia se encontra perante o Juízo cível ou trabalhista", afirmou o tribunal em nota.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

De Porto Alegre para o mundo: a Elofy traz ao Brasil soluções de RH reconhecidas globalmente

Expansão internacional: Bauducco deve gerar cerca de 600 empregos com nova fábrica nos EUA

Esta fintech chamou atenção do ex-CFO do Nubank oferecendo “Pix internacional” para empresas

Com fones de ouvido de trigo, esta empresa de Curitiba planeja faturar R$ 10 milhões