Negócios

Produção da Vale desaponta e sinaliza perda de mercado

A terceira maior mineradora do mundo divulgou produção de minério de ferro abaixo das estimativas dos analistas pela primeira vez em quatro trimestres


	A Vale está vendendo ativos e adiando investimentos para concentrar o foco no negócio de minério de ferro, mais lucrativo
 (Divulgação)

A Vale está vendendo ativos e adiando investimentos para concentrar o foco no negócio de minério de ferro, mais lucrativo (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2013 às 10h11.

São Paulo - A Vale SA, terceira maior mineradora do mundo, divulgou produção de minério de ferro abaixo das estimativas dos analistas pela primeira vez em quatro trimestres, o que pode afetar os esforços da companhia em recuperar participação de mercado de suas rivais australianas.

A produção da mineradora no primeiro trimestre teve queda de 3,5 por cento para 67,5 milhões de toneladas, de 70 milhões de toneladas um ano antes, disse a empresa ontem em comunicado após o fechamento dos mercados.

O volume ficou abaixo da estimativa média de 68,3 milhões de toneladas obtida em pesquisa Bloomberg. A BHP Billiton Ltd. e a Rio Tinto Group, maiores empresas de mineração do mundo, ampliaram a produção trimestral de minério de ferro em 6 por cento com a expansão de suas minas na Austrália.

A Vale está vendendo ativos e adiando investimentos para concentrar o foco no negócio de minério de ferro, mais lucrativo, depois de promover baixas contábeis de US$ 5,66 bilhões em níquel, carvão e aço, da queda nos preços das commodities no mercado internacional e das disputas por impostos no País terem levado as ações da companhia ao valor mais baixo em quase quatro anos esta semana.

Para tentar fortalecer a confiança do investidor, a empresa vendeu US$ 1.5 bilhão em ativos desde o início de 2012, suspendeu projetos na Argentina, Canadá e Guiné e reduziu o pagamento mínimo de dividendos deste ano.

Será um ano complicado para a Vale e para outras mineradoras, disse Leonardo Brito, analista da Teórica Investimentos, em entrevista por telefone do Rio de Janeiro após a divulgação dos resultados.

Eles estão fazendo o que é necessário ao cortar custos e reduzir investimentos. A Vale tem projetos gigantes, mas que são mais de longo prazo, disse.

Matéria atualizada às 10h11

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIndústriaMineraçãoMineradorasSiderúrgicasVale

Mais de Negócios

Cartões UnionPay emitidos no exterior podem ser vinculados ao Alipay e WeChat Pay

De olho na Black Friday, Shein abre área no aeroporto de Guarulhos para acelerar entregas

Autoridade chinesa aprova criação da Beijing BNP Paribas Tian Xing Insurance

'McDonald's da construção civil' recebe aporte milionário para popularizar obra à moda Lego