Negócios

Prestadoras de serviço de telecom já demitiram 450 mil

Presidente do sindicato do setor calcula que cerca de 90% dos serviços das operadoras são prestados por empresas terceiras


	Presidente do sindicato do setor calcula que cerca de 90% dos serviços das operadoras são prestados por empresas terceiras
 (Gregg Newton/Bloomberg)

Presidente do sindicato do setor calcula que cerca de 90% dos serviços das operadoras são prestados por empresas terceiras (Gregg Newton/Bloomberg)

Karin Salomão

Karin Salomão

Publicado em 29 de julho de 2015 às 16h53.

As prestadoras de serviço para empresas de telecomunicações demitiram 450 mil pessoas desde o começo do ano, segundo sindicato do setor.

As demissões se acentuaram nos últimos quatro meses, afirmou Vivien Suruagy, presidente do Sinstal, Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços e Instaladoras de Sistemas e Redes de TV por Assinatura.

Essas empresas são terceirizadas para a prestação de serviços como call center, instalação de antenas, manutenção e instalação de fibra ótica e de banda larga, entre outros serviços na área de telecomunicações.

Vivien calcula que cerca de 90% dos serviços das operadoras são prestados por empresas terceiras. Então, tudo o que acontece com as operadoras de telefonia impacta diretamente na situação das terceirizadas.

Um dos maiores impactos que as operadoras sofreramfoi o aumento da inadimplência do consumidor, avalia a presidente do sindicato. Além disso, por conta da crise, a venda de linhas celulares caiu e muitos cancelaram suas linhas fixas, afirma.

Por fim, outro obstáculo foram mudanças de métricas feitas pela Anatel entre 2013 e 2014. Vivien avalia que essas mudanças aumentaram os custos das operadoras, que demitiram milhares de funcionários das terceirizadas.

“Temos um quadro de demissões muito sério, precisamos estancar de alguma forma essa situação”, disse ela. “No fim, quem se prejudica é o consumidor, que recebe um serviço de pior qualidade”. 

Acompanhe tudo sobre:DemissõesDesempregogestao-de-negociosTelecomunicaçõesTerceirização

Mais de Negócios

Morre Paulo Fernando Fleury, um dos ícones da logística empresarial no país

Franquia de sucesso: como a Domino’s transformou um empréstimo de US$ 900 em um negócio bilionário

Sob nova gestão, iFood prepara investimentos em startups e mira verticais de mercado e de benefícios

Colaboração entre Dell e Microsoft facilita a vida de empresas na gestão do ambiente multicloud

Mais na Exame