Negócios

Presidente-executivo do Alibaba.com renuncia após fraudes

O presidente-executivo Wei Zhe e o vice-presidente operacional Lee Shi-huei Elvis renunciaram, afirmou o Alibaba.com em um comunicado nesta segunda-feira

Casos de fraude na Alibaba.com levam a renúncias de CEO e COO (Getty Images/ David McNew)

Casos de fraude na Alibaba.com levam a renúncias de CEO e COO (Getty Images/ David McNew)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2011 às 19h28.

Hong Kong - O Alibaba.com substituiu seu presidente-executivo e vice-presidente operacional devido a um aumento significativo das transações fraudulentas no site de comércio eletrônico da empresa.

O presidente-executivo Wei Zhe e o vice-presidente operacional Lee Shi-huei Elvis renunciaram, afirmou o Alibaba.com em um comunicado nesta segunda-feira.

A companhia afirmou que Lee e Wei não estavam pessoalmente envolvidos em nenhuma acusação e que ambos fizeram esforços para resolver o problema das fraudes, mas renunciaram para se responsabilizar pelo "mau funcionamento do sistema".

Tanto Wei quanto Lee não estavam disponíveis para comentar o assunto.

Jonathan Lu Zhaoxi, atualmente presidente-executivo da varejista online Taobao, não listada na bolsa, se tornará o novo presidente-executivo.

O Alibaba.com tem um modelo de negócio semelhante ao do eBay, oferecendo uma plataforma online para clientes venderem produtos, mas com foco em transações de empresa para empresa.

O Alibaba.com, unidade do Grupo Alibaba, do qual o Yahoo detém 40 por cento, afirmou no comunicado que houveram 1.219 casos de fraude em 2009 e 1.107 em 2010, com valor médio menor de 1,2 mil dólares.

A porta-voz do Alibaba Linda Kozlowski se recusou a dizer o valor total envolvido, mas afirmou que a companhia pagou 1,7 milhões de dólares de seu fundo de reembolso para 2.249 clientes.

Acompanhe tudo sobre:gestao-de-negociosFraudesIneficiênciaRotatividade

Mais de Negócios

Na era da IA, dados de baixa qualidade tiram sua empresa do jogo

Vai abrir uma franquia? Veja seis pontos que você deve analisar antes de investir

O que está em jogo entre Brasil e Noruega no campo dos negócios

Gigante de energéticos do interior de SC compra fatia de marca de Felipe Titto rumo a R$ 2,5 bilhões