São Paulo - A prefeitura de Seul, capital da Coreia do Sul, vai começar a permitir que seus funcionários tirem uma soneca de até uma hora no meio do expediente, na parte da tarde. A informação é do jornal The Korea Times.
Um porta-voz do governo da cidade disse à publicação que os empregados serão autorizados "a tirar um cochilo entre as 13 e as 18 horas". O objetivo é aumentar a produtividade.
Ele também disse que muitos funcionários da prefeitura já têm o hábito de aproveitar o horário de almoço (entre o meio dia e as 13h) pra dormir no escritório e que os lounges que há por lá são pouco utilizados porque a equipe não era autorizada a descansar durante as horas de trabalho.
Para aderir a siesta, como o cochilo é chamado por lá, os trabalhadores terão que formalizar um pedido para seus supervisores quando chegarem no trabalho, ainda pela manhã. Eles precisarão ainda compensar a hora de sono antes ou depois do expediente.
Por conta disso, o próprio órgão acha que a medida não será abraçada pela maioria. "Os funcionários podem usar os lounges, salas de conferência e outros lugares para descansar. Francamente, eu não acho que muitos deles sairão para a siesta porque eles terão que repor as horas perdidas", disse o porta-voz.
Mesmo assim, o representante do governo garante que mais dinheiro será investido para criar espaços de descanso no próximo ano.
Se tudo correr como o esperado, a prefeitura de Seul será a primeira instituição pública a fazer esse tipo de concessão no país, conhecido por ter uma das mais longas jornadas de trabalho diárias do mundo.
-
1. Cochilo durante o dia também é benefício oferecido por empresas
zoom_out_map
1/5 (Getty Images)
São Paulo - Já está provado pela
neurociência que
tirar um cochilo depois do almoço renova as energias e deixa as pessoas mais
produtivas. Isso porque, após refeições, no período chamado "pré-prandial", o organismo se concentra em fazer a digestão e as outras funções ficam mais lentas. Assim, para garantir o melhor resultado de seus funcionários e, porque não, proporcionar à equipe o prazer de uma soneca no meio do expediente, muitas
empresas já contam com espaços planejados exclusivamente para isso. Veja como funciona em seis delas:
-
2. MercadoLivre
zoom_out_map
2/5 (Divulgação)
Na sede do MercadoLivre, em Santana de Parnaíba (SP), há um espaço especial para soneca, como colchões e travesseiros. A área fica dentro de uma sala de descompressão, que também conta com videogame e jogos. Todos os 600 funcionários da companhia têm acesso ao local. O cochilo pode ser tirado em qualquer horário durante o período em que a empresa funciona, das 6h à meia-noite. A sala existe desde 2010, quando o MercadoLivre se mudou para o escritório.
-
3. Plasútil
zoom_out_map
3/5 (Divulgação)
A sala de soneca da Plasútil foi inaugurada em agosto. O espaço é aberto todos os 1.362 funcionários que trabalham na sede da empresa, em Bauru (SP). O cochilo pode ser tirado nos horários das reifeições de cada turno de trabalho da companhia: das 10h30 às 14h30, das 17h30 às 20h e das 23h às 2h.
-
4. Servimed
zoom_out_map
4/5 (Divulgação)
A sala de cochilo da empresa de comércio de medicamentos online Servimed foi inaugurada neste mês. O espaço pode ser utilizado nos horários de almoço e jantar - entre as 11h30 e as 14h, e entre as 18h30 e as 20h30. Todos os 900 funcionários que trabalham na sede da companhia, em Bauru (SP), podem utilizar o espaço. Ao todo, a Servimed possui 1.400 funcionários no Brasil.
-
5. Walmart.com
zoom_out_map
5/5 (Divulgação)
No Walmart.com, as salas de decompressão também são bastante usadas para soneca. Todos os 786 funcionários da empresa podem tirar um cochilo a qualquer momento do expediente, basta que não comprometam a sua produtividade. As salas existem desde que a companhia se mudou para a sede atual, em Alphaville, em janeiro deste ano.